CURSO – DIÁLOGO ENTRE A PSICANÁLISE E A SOCIOLOGIA: O SUJEITO E O INDIVÍDUO

Publicado em 26 de outubro de 2015.

Durante os meses de novembro e dezembro de 2015, a FSBA – Faculdade do ISBA, vai oferecer o curso “Diálogo entre a Psicanálise e a Sociologia: o sujeito e o indivíduo”, que será ministrado pela Dra. Denise Maria de Oliveira Lima e voltado para estudantes do curso de graduação em Psicologia.

O evento é gratuito e acontecerá sempre às segundas-feiras, das 15h às 17h, na sala 03 do prédio central. Dentro os temas que serão abordados podemos destacar: Paradigma epistemológico da complexidade; Teoria dos campos: sociologia e psicanálise; Dimensão social e psíquica do ser humano; Noção de habitus; Teoria do inconsciente; Condicionamentos sociais e determinação psíquica do indivíduo e do sujeito e Inserção cultural.

A atividade é de grande relevância já que o diálogo interdisciplinar é fundamental para o graduando poder ter uma visão mais ampla do contexto teórico dos campos científicos e da complexidade dos objetos de pesquisa. Além disso, a psicologia deve estar de mãos dadas com a sociologia, já que os condicionamentos sociais do indivíduo devem ser somados às determinações inconscientes do sujeito.

Cronograma de aulas:

Novembro – 09,16,23,30