Espetáculo “Quem está aí?” marca a comemoração do mês da luta antimanicomial na FSBA

Publicado em 24 de abril de 2016.

“Quem está aì?” é uma performance cênico musical que explora as linguagens do teatro, música, vídeo e poesia construindo a narrativa a partir das memórias do enclausuramento. Em cena, atores e músicos marcados pelo estigma da loucura, dividem com o público as lembranças e reflexões acerca dos momentos em que estiveram internados em hospitais psiquiátricos. Abrem-se as grades e o público é convidado a conhecer e sentir as histórias que habitaram o manicômio, levando a reflexão sobre a real função destes espaços.

Formado por pessoas com transtornos mentais, Os Insênicos se reuniram em 2010 através da AMEA (Associação Metamorfose Ambulante de familiares e usuários dos serviços de saúde mental na Bahia). O grupo, idealizado pela atriz e psicóloga Renata Berenstein, realiza pesquisa e experimentação do teatro com o tema da saúde mental.O bando Flores da Massa nasceu na internação do Hospital Juliano Moreira, a partir da oficina de música que acontece toda sexta-feira à tarde. O grupo é coordenado pelo psicólogo Wagner De Angeli Ferraz.

Este trabalho conta também, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio do Núcleo de Extensão e curso de Psicologia da Faculdade Social da Bahia e do Teatro ISBA. Sob a coordenação da professora Ana Rodrigues, a atividade visa articular ensino e pesquisa com as demandas da comunidade. Segunda a professora, “com o espetáculo “Quem Está Aí?” provocamos a troca de saberes acadêmicos e cotidianos. Esta troca permite a democratização do conhecimento, a participação efetiva da comunidade na Faculdade e a experiência de todos os envolvidos na construção de uma formação plural”.

O evento contará com duas apresentações na próxima quinta-feira (12), no Teatro ISBA. A primeira acontecerá à tarde para usuários do sistema de saúde mental, e a segunda aberta ao público, às 20h. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$ 15 (meia), mais 1 kg de alimento não perecível.

cartaz_QUEM ESTA AI-01-01 (1)

Últimas Notícias