FSBA PROMOVE PALESTRA “A gema carioca é afro-baiana” NO TEATRO ISBA

Publicado em 15 de maio de 2016.

Como parte das ações em celebração aos 15 anos da FSBA, no próximo dia 02 de junho (quinta-feira), às 20h, será realizada no Teatro ISBA a palestra “A gema carioca é afro-baiana”, ministrada pelo doutor em comunicação, filósofo e escritor, Marco Aurélio Luz.

O evento abordará a passagem histórica da chegada das tias baianas no Rio de Janeiro, no fim dos séculos XIX e XX, levando a tradição religiosa africana e o samba, ritmo genuinamente brasileiro, que influenciou na fundação das escolas de samba na cidade. O encontro contará ainda com uma grande roda de samba com bateria, puxador, passista, porta bandeira, mestre sala e baianas.

A palestra tem o objetivo de trazer a discussão para a nova geração, sobre como a Bahia influenciou no surgimento das escolas de samba no Rio de Janeiro, que hoje estão espalhadas por todo o mundo, além de mobilizar a cidade com o intuito de dar estrutura às escolas de samba inseridas nas comunidades de Salvador. “A ideia é marcar a trajetória da civilização africana que migrou da Bahia para o Rio”, afirma Marco Aurélio Luz.

BossaSambaChoro SocialClub Teatro ISBA-Cartaz Progr