Doação de sangue na FSBA é sucesso desde o primeiro dia da Campanha

Publicado em 22 de novembro de 2017.

Muitos estudantes da Faculdade Social da Bahia (FSBA) estão aderindo a Semana Nacional do Doador voluntário. Em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), a faculdade está recebendo em frente à unidade o ônibus de atendimento móvel para doação de sangue e de medula óssea. O Hemóvel terá uma programação especial até sábado (25), o Dia Nacional da Campanha.

A pedido dos professores, estudantes do curso de Educação Física formaram fila no primeiro dia de coleta, nesta terça-feira (21). Os colegas Ciro Coutinho, que já é doador desde o ano passado, e Ricardo Brito, que aderiu a campanha pela primeira vez, são alguns dos exemplos de solidariedade. A aluna Yasmim Siqueira foi uma das doadoras. “É muito importante que todos aqueles que possuem condições, venham participar desta campanha. Não tem satisfação maior do que salvar a vida de uma pessoa, mesmo que você não a conheça”, ressalta a graduanda, que está no 7º semestre do curso.

E como forma de agradecer as pessoas que têm esse tipo de gesto solidário, a FSBA e o Hemoba vão distribuir 150 pizzas brotinhos para os candidatos a doação de sangue. Cada um deles também será contemplado com uma camisa da campanha, no sábado, 25 de novembro. Lembrando que, para ser atendido, entre 8h e 17h, o doador precisa apresentar documento original com foto, pesar acima de 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas), não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes, além de estar alimentado.

“A participação da população é muito importante para alavancar o estoque do Hemoba, que muitas vezes está abaixo do nível necessário. Neste momento, por exemplo, os grupos A, AB e O Negativos estão numa posição considerada crítica”, alerta o professor Yuri Tappareli, um dos responsáveis por trazer o Hemóvel à FSBA.

facebook_hemoba