Revista acadêmica “Soul” terá edição especial lançada em junho

Publicado em 24 de maio de 2018.

Estudantes de vários semestres do curso de Jornalismo da Faculdade Social da Bahia (FSBA) produziram e agora vão lançar uma edição especial da Revista SOUL. Chegando a 5ª edição, o produto laboratorial do curso, que tem como temática-âncora “Diversidade e Gênero”, ganhou este semestre o título de “Soul Black”. A proposta é trazer o desdobramento do tema “Negro (a) é Poder – Protagonismo Negro”. O lançamento acontece no próximo dia 11 de junho, às 19h, no 1º andar da Agência da notícias.

Além da relevância do assunto, a edição especial da SOUL foi também uma oportunidade de prestar uma homenagem aos jornalistas formados pela Faculdade. Outra novidade é que, neste exemplar, a maior parte dos estudantes está produzindo voluntariamente para a Revista, ou seja, sem que a produção das matérias esteja atrelada a notas e avaliações das disciplinas.

A FSBA tem muito orgulho do engajamento e empenho desses futuros profissionais do jornalismo baiano. E como forma de demonstrar isso, apoia efetivamente esse projeto, que foi criado em 2016 pelos próprios estudantes. Uma equipe de seis professores foi disponibilizada para supervisionar todo o processo: Na edição de texto estão Cristina Mascarenhas (da matéria Jornalismo Digital), e Bárbara Souza, coordenadora do curso e responsável pela Coordenação Editorial da SOUL Black; A revisão ficou por conta de Adriana Telles (disciplinas de Análise e Produção de Texto, e Estética da Comunicação); Fotografia, com Caio Cardoso (Fotojornalismo); No Audiovisual a supervisão foi da professora Daniela Souza (Radiojornalismo); e na Diagramação, Zanza Sandes (Planejamento Gráfico).

A Soul Black traz matérias, artigos, depoimentos, vídeos, áudios e fotografias que tenham como protagonistas jornalistas formados pela FSBA. Além de conteúdos inéditos, a edição especial da Revista traz: Um ensaio fotográfico produzido e protagonizado por alunos do curso de Jornalismo; Um programa filmado no estúdio de TV, que faz parte da infraestrutura do prédio de Comunicação, e reuniu três jornalistas formados pela FSBA (Tairine Ceuta, Juliana Dias e Eduardo Machado) que foram entrevistados por um estudante do curso; Também tem um artigo da psicóloga e professora, Izaura Furtado.

Nesta edição de 2018.1, o periódico ainda contempla outros profissionais da área, trazendo uma entrevista exclusiva com a jornalista Wanda Chase. Além de entrevistas especiais com Nara Santos, coautora do livro “É a minha cara” – que conta a história dos 30 anos da “Cia Baiana de Patifaria”, e com o também jornalista Gil Santos, repórter do jornal Correio que participou da cobertura do caso do desaparecimento de Geovane Mascarenhas, em agosto de 2014, revelado com exclusividade pelo veículo.

Para conferir as quatro primeiras edições da publicação é só acessar o site da ABAN, pelo link: Agência Baiana de Noticias

SERVIÇO

LANÇAMENTO DA REVISTA “SOUL BLACK” Data: 11/06/2018 (segunda-feira), às 19h Local: 1º andar da Agência da notícias, Prédio de Jornalismo da FSBA, em Ondina Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de jornalismo Entrada: Gratuita