FSBA recebe estudantes dos Estados Unidos para Intercâmbio Acadêmico

Publicado em 25 de junho de 2018.

Um grupo de onze estudantes da University of Florida chegarão em Salvador na próxima semana para participarem do curso de “intercâmbio de verão”. O período nos Estados Unidos é de férias em instituições de ensino superior e, por isso, um bom momento para que eles possam viajar, trocar experiências e conhecer novas línguas e culturas.

Aqui no Brasil terão a oportunidade de participar de aulas desenvolvidas especialmente para eles, na Faculdade Social da Bahia (FSBA). Com lições que vão tratar do tema: “Performing Blackness in Bahia (Performing Negritude na Bahia: Raça, História, Cultura e Construção da Nação através do Turismo)”, eles poderão descobrir a Bahia e o legado do grande afluxo de africanos trazidos para a região, que é perceptível na produção cultural, nas práticas religiosas, na arte e na culinária. Os laços com a África são realçados pelos mesmos afrodescendentes, mas também por autoridades municipais, o conselho de turismo e pelos comerciários.

Durante mais de 30 dias, os estudantes norte-americanos participarão de uma intensa programação. Além das aulas temáticas terão também curso de português e visitas culturais, incluindo museus, fundações, Pelourinho, Cidade Baixa, Ilha de Itaparica e Praia do Forte. Eles irão ainda se deslumbrar com o Balé Folclórico da Bahia e conhecer uma festa de Candomblé. Antes de retornarem à Flórida, os estudantes-turistas ainda farão uma viagem para apreciar a encantada cidade de Lençóis, situada na Chapada Diamantina.

O “Summer Program in Brazil 2018 – University of Florida”, em parceria com a FSBA, começa no dia 30 de junho e vai até 03 de julho, e será coordenado pelo professor Javier Escudero.