Grupo de Fisioterapia e Pesquisa Cardiovascular da FSBA ganha prêmio nacional

Estudantes da Faculdade Social da Bahia (FSBA) tiveram mais uma conquista no campo acadêmico. Durante o 30º Congresso Baiano de Cardiologia, o discente Douglas Gibran, um dos integrantes do grupo de pesquisa de cardiologia da Faculdade, conquistou o segundo lugar no tema livre oral com o trabalho intitulado “Exatidão do limiar glicêmico na determinação do limiar anaerobiose dos músculos ventilatórios”.

Durante o evento, Gibran ainda apresentou seu trabalho de PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FSBA): “A resistência de fluxo inspiratório modifica o limiar glicêmico em uma sessão de pilates”. O estudante de fisioterapia da FSBA falou orgulhoso sobre a conquista: “É uma satisfação imensa ver seu trabalho sendo reconhecido. Melhor será quando esse conhecimento puder ser utilizado em benefício da saúde de outras pessoas”.

O Congresso realizado em Salvador reuniu mais de 800 profissionais de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Nutrição, para discutir assuntos relacionados a reabilitação de pacientes com cardiopatia (doenças do coração). Especificamente no “Simpósio de Fisioterapia”, além da participação de estudantes de diversas faculdades e profissionais que trabalham na área, estavam presentes também dois fisioterapeutas de renomes nacional e internacional, os doutores Carlos Eduardo Negrão (Universidade de São Paulo-USP) e Guilliano Gardenghi (Hospital ENCORE-Goiânia). A FSBA estava lá representada por discentes que cursam a disciplina de cardiologia e pelos professores da instituição, Jefferson Petto e Antônio Marcos Andrade.

O coordenador do grupo, o professor Petto, deixa um recado e um incentivo para os que têm interesse e ainda não ingressaram no PIBIC ou em algum grupo de pesquisa: “Esse é um aprendizado que somente os discentes envolvidos em pesquisa conseguem vivenciar, por isso é tão importante que Faculdades disponibilizem essa oportunidade para quem queira fazer ciência, algo que a FSBA tem feito há anos. Vemos isso aqui com a manutenção do PIBIC, coordenado pelo professor José Menezes, como pelo apoio e incentivo aos grupos de pesquisa.”.

Trabalhos da FSBA citados em revista nacional

Outros trabalhos realizados na FSBA também tiveram reconhecimento na área. O Jornal Internacional de Ciências Cardiológicas (segunda maior revista científica em cardiologia do Brasil) resolveu homenagear as mulheres na edição de 2018, e utilizou dois trabalhos conduzidos na FSBA: Um pelo professor Jefferson Petto, que fala sobre o “uso de Contraceptivo Oral e Exercício”; e o outro é pelo professor Mário Tenório, que fala sobre “Obesidade e Exercício”.