Empreendedorismo universitário foi tema da Jornada de Formação Docente 2018.2

Publicado em 6 de agosto de 2018.

Coordenadores, professores e a direção da Faculdade Social da Bahia (FSBA) estiveram reunidos no último sábado (28) para a Jornada de Formação Docente do segundo semestre de 2018. Dessa vez, o encontro contou com a parceria do SEBRAE, que trouxe dois convidados para falar de sistemas de empreendedorismo universitário.

O “I Simpósio de Educação Empreendedora da Faculdade Social da Bahia”, que foi promovido pela coordenação pedagógica da FSBA, pelo Centro Multidisciplinar de Apoio Pedagógico – CEMAPP, e pelo Departamento de Extensão, apresentou o trabalho em rede – com foco, confiança e planejamento, como base para o sucesso empreendedor.

A abertura do evento foi feita pela representante do SEBRAE Regional, Ana Lucy Des Graviers, que falou sobre os projetos do órgão e a importância dele para as Universidades: “O objetivo não é mudar o conteúdo e o conhecimento formal, mas acrescentar o conhecimento de mercado e de educação empreendedora, que perpassa não só pela informação técnica de gestão, mas também pela iniciativa de novas habilidades, mudança de pensamento do aluno e do professor, para que ele venha com um novo olhar para a resolução de problemas”. Ainda segundo Ana Lucy, desde o ano passado o SEBRAE vem trabalhando com 22 instituições de ensino superior, atendendo mais de quatro mil alunos e capacitando 300 professores, e a FSBA está entre as poucas contempladas.

Em seguida, a Jornada Pedagógica contou com uma palestra de quase duas horas do Professor Doutor Silvestre Labiak Júnior, do SEBRAE. Ele falou para os docentes o quanto o papel deles é fundamental no estímulo a inovação e criatividade dos alunos. Labiak também pontuou a importância de a instituição ajudar nesse processo, criando regulamentações e condições internas para estimular seus professores, assim como a FSBA faz. “Quando a instituição vira empreendedora e inovadora, quer dizer que os seus alunos também são empreendedores e inovadores, este é o ponto de inflexão, o que quer dizer: eu começo a ter muito mais valor no mercado, então eu começo a ter muito mais possibilidades abertas de toda natureza”, finalizou o professor Silvestre.

O evento foi encerrado pela coordenadora do curso de Administração da Faculdade, Rosilene Cruz, que destacou a parceria da FSBA com o SEBRAE desde 2017 e o quanto isso tem beneficiado no desenvolvimento empreendedor da Faculdade. “A FSBA abraçou essa causa através da sua diretoria, do seu corpo docente, coordenadores, e com a palestra a gente pode assim passear por todas as áreas, construindo um trabalho muito maior e melhor em rede. A gente agradece essa iniciativa, aos nossos parceiros, como o SEBRAE, e ao professor Labiak, que se disponibilizou para estar aqui compartilhando do seu conhecimento, das suas experiências”, concluiu a professora Rosilene.

A Jornada de Formação Docente, que ocorreu na sala de Videoconferência da FSBA, teve a finalidade não só de valorizar as professoras e os professores, mas também de apresentar novidades no que se referem ao trabalho desenvolvido pelos docentes, além de ter proporcionado um momento de troca de ideias relacionadas à manutenção do crescimento profissional e institucional.