XI ExpoSocial apresenta stands com modelos de negócios

Publicado em 9 de agosto de 2018.

Desfile de moda, música ao vivo, sorteio de brindes, comercialização de serviços e, o principal, exposição de modelos de negócios. Tudo isso o visitante encontrou na Faculdade Social da Bahia (FSBA) durante os dois dias da 11ª ExpoSocial. A chamada “Feira do Aluno Empreendedor” foi realizada em 07 e 08 de agosto, no prédio Maria Alice, e contou com um total de 23 stands de moda, perfumaria e alimentos, todos de estudantes e egressos da instituição.

Além de apresentarem seus negócios, eles também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e formalizarem seus planos com análise da estruturação das empresas, se eram rentáveis ou não, e o que faltou caso não desse certo. “A gente usa muito uma ferramenta chamada ‘Análise Swot’, que analisa os pontos fracos e os pontos fortes no aspecto interno do negócio e onde permite analisar as ameaças e as fraquezas nos aspectos externos”, explica o estudante do 5º semestre de Administração da FSBA, Mateus Moreira, um dos monitores do evento.

Além de terem aprendido sobre modelos de negócios em sala de aula, os ex-alunos da FSBA também aproveitam a Expo para divulgarem suas empresas. É o caso do egresso de Administração, Fábio Valero, hoje proprietário da única franquia da “Açaí Summer” na Bahia: “É a primeira vez que participo da Expo. É maravilhoso, as pessoas estão vindo, aprovando o produto, conhecendo e querendo levar pra casa. E a FSBA me ajudou muito, principalmente na questão da organização, do marketing, da precificação dos produtos, como atender melhor os clientes, os requisitos fundamentais para alavancar minha empresa, que tem só cinco meses.”

Essa a realidade também para estudantes que ainda estão aprendendo e recebendo o suporte necessário para se tornarem verdadeiros empreendedores. “Minha firma existe desde 2011 em sociedade com minha mãe. Nós produzimos bolos, salgados e artesanatos também, e a Faculdade me proporcionou com a matéria de Empreendedorismo a praticar técnicas de marketing digital e presencial, o que ajudou muito no crescimento da nossa empresa.”, disse empolgada a aluna do 4º semestre de Administração, Maria Clara Castelo Branco, que participou pela primeira vez do evento com o stand da “Vilma Cakes”.

Pequenas empresas familiares, boas ideias e empolgação receberam um incentivo profissional durante a ExpoSocial. Assim como Maria Clara, a estudante Rosemere dos Santos, do 8º semestre de Administração, também teve uma boa ideia com o marido Willian e resolveu formalizar e colocar o que aprendeu nas aulas da professora Josenice Mascarenhas em prática. “Eu comecei a fazer os meus sanduíches normais em casa, aí meu esposo que teve essa inovação, mas a ideia ficou guardada. Aí esperei a Feira para colocar em prática e a aceitação está maravilhosa. Estamos muito felizes. A Faculdade tem me ajudado muito, os professores do curso dão abertura para esse tipo de coisa, eles querem ver o aluno empreendendo, correndo atrás, procura saber o que a gente quer fazer daqui pra frente, qual é o caminho que a gente vai seguir na administração, isso me deu a coragem de encarar o empreendedorismo.”, disse Rosemere no seu stand “Saúde e Sabor” que vendia o inovador “sanduíche no pote”.

Criada em 2009, a ExpoSocial cresceu e expandiu, atingindo outros setores da Faculdade. Exemplo disso foi o stand do “Paraíso dos doces”, da estudante do curso de Fisioterapia Thaiana Santana. “Me registrei como microempreendedora há três anos, só depois que entrei na FSBA, apesar de minha empresa já ter oito anos. Ano passado vim como expectadora e este ano estou aqui como expositora. Uma grande oportunidade de divulgação, não só para o pessoal da minha turma, mas pra todos da Faculdade e visitantes.”, disse ela agradecida.

O tema escolhido para a XI ExpoSocial foi “Empreendedorismo e inovação”, porque ao longo do semestre futuros administradores fizeram trabalhos utilizando ferramentas disponibilizadas pelo Sebrae para identificarem oportunidades de negócios, apresentados na Feira. Quem se interessou pelo assunto, não deixe de participar na próxima edição. Até semestre que vem!