Fórum da FSBA comemora Semana do Administrador

O Teatro ISBA, em Ondina, recebeu nesta segunda-feira (10) o “Fórum de Administração da Faculdade Social da Bahia (FSBA)”. Com o tema “Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovação”, o evento realizado em parceria com o Conselho Regional de Administração (CRA/BA), foi em comemoração ao Dia do Administrador e aos 50 anos do órgão.

A abertura feita pelo vice-presidente da FSBA, professor Fernando Miranda, foi seguido de um discurso da coordenadora do curso, Rosilene Cruz, que agradeceu a todos os participantes e fez uma breve introdução sobre os trabalhos realizados dentro e fora da Instituição. As professoras Graça Pitiá, Tatiana Carvalho e o professor Ibrahim Uebe falaram sobre seus projetos desenvolvidos sobre as temáticas que seriam tratadas pelos palestrantes convidados.

O primeiro a discursar foi o professor Hélio Santos, diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro da Diversidade. Ele falou da importância em respeitar a diversidade biológica, cultural e racial, além de trazer sua experiência na Organização Não Governamental (ONG) Vale do Dendê, com sede em Salvador. “O interessante é que quando a diversidade não é valorizada, nas relações humanas, determinadas sociedades também adoecem. A sociedade brasileira vem sendo envenenada há um algum tempo exatamente por não compreender que as pessoas não são iguais, por ter a incapacidade de compreender o outro, mesmo não concordando com ele. Ter grupos que pensam diferentes não é uma desvantagem. O problema é gerir essas diferenças.”, ressaltou Hélio Santos.

Outra palestra enriquecedora foi a do presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/BA), Cézar Almeida. Ele falou sobre os quatro pilares que constroem e sustentam uma empresa inovadora: “Esse mundo novo nos leva em um lugar em que a gente precisa desenvolver relações baseadas na confiança dentro das organizações. Se nós não tivermos essa relação, as pessoas não continuam conosco ou então elas não entregam o que não podem entregar. E se isso não acontece, a gente acaba tendo dificuldade em implementar inovações. Os quatro pilares para ter uma gestão baseada na confiança: exemplo, transparência, credibilidade e proximidade.”

Cézar Almeida ainda trouxe como convidada a gerente de Recursos Humanos do Laboratório Sabin, Tatiana Ferraz, que falou sobre engajamento profissional e deu exemplos de atitudes humanas que deu ao Sabin o título de “Melhor Empresa para se trabalhar no Brasil”. Após as palestras, os ouvintes puderam interagir e tirar dúvidas, como foi o caso de Kaik Dantas, que é diretor de uma empresa júnior e queria saber como uma companhia pode trabalhar o engajamento dos colaboradores.

O Fórum de Administração da FSBA foi, com certeza, uma excelente oportunidade para debates, interações e aprofundamento a todos os participantes. As experiências dos profissionais presentes também funcionaram como uma troca positiva sobre planejamento, organização, direção e controle, com ética e inovação, para o êxito das organizações.

Últimas Notícias


2018 © Faculdade Social da Bahia • Todos os direitos reservados