PIBIC/FSBA: Estudantes têm trabalhos aprovados em eventos nacionais

Os trabalhos realizados com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Faculdade Social da Bahia (FSBA) seguem rendendo bons frutos no âmbito da pesquisa científica. Recentemente,  projetos de estudantes dos cursos de Administração e de Direito foram aprovados para apresentações em eventos que serão realizados este mês de setembro na Universidade de São Paulo (USP).
Os graduandos em Administração Ágatha Moreira Silva e Mateus Nascimento Moreira tiveram projetos aprovados para apresentação no Grupo de Trabalho “Jovens Pesquisadores” do 1° Encontro Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS). O tema do envento é “Sustentabilidade e Interdisciplinaridade: Avanços e desafios para o desenvolvimento” e será realizado de 26/09 a 28/09, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
O trabalho da estudante Ágatah possui os seguinte título “Logística Reversa das Lâmpadas Fluorescentes: Um estudo na cidade de Salvador”  e projetos de Mateus foi intitulado “Logística Reversa dos Resíduos Eletrônicos da Linha Verde: Um estudo no município de Salvador, por Mateus Nascimento Moreira”. Ambos foram orientados pela professora Josenice Mascarenhas. A docente também teve um trabalho aprovado para apresentação no mesmo encontro, no Grupo de Trabalho “Tecnologia de Baixo Carbono”: Bioplásticos e plásticos biodegradáveis surfando a sexta onda: um estudo sobre a ecoeficiência.
No curso de Direito, três estudantes tiveram o trabalhos aprovados para apresentação no IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD), uma referência na abordagem crítica do Direito. O congresso também será realizado de 26/09 a 28/09, na USP.
Os graduandos foram orientados pela professora doutora Marta Gama e os projetos são “A perspectiva religiosa no espaço público sob a ótica habermasiana de democracia pós-secular”,  Alex da Conceição Lima; “O veto ao kit anti-homofobia: reflexão sobre os discursos religiosos na esfera pública a partir do pensamento de Jürgen Habermas”, por Camila Ingrid; “A tensão entre laicidade e participação religiosa no espaço público brasileiro: uma análise habermasiana da PEC 99/2011”, por Raique Lucas de Jesus Correia.
Para o coordenador do PIBIC, professor doutor José Menezes, tais aprovações têm grande relevância para o programa e cristalizam a qualidade do que é desenvolvido pelos estudantes e orientadores. “O significado das aceitações em eventos desse naipe é extraordinário. Comprova que estamos fazendo treinos em ciência, exercícios metodológicos rigorosos, de produção de conhecimento em bases universais. Quando submetemos esses trabalhos ao crivo de autoridades em ciência e os tais são aprovados significa que o fazemos na FSBA sincroniza, com muita força, com o padrão nacional e internacional de pesquisa nesse âmbito de formação, que é a iniciação científica. É como se obtivéssemos um selo de qualidade, um reconhecimento embasado e de credibilidade. Tudo isso, provoca uma enorme satisfação”, declarou.
O professor Menezes destaca que as atividades do PIBIC contemplam campos que possibilitam a intensificação da produção de trabalhos. “Nós estamos operando com duas tendências: Uma linha que é a especialidade, por exemplo, o Direito investiga as questões relativas ao Direito com as ferramentas desta área do conhecimento, idem para outras áreas como Administração, Psicologia, Fisioterapia e Educação Física, cursos que estão presentes no nosso PIBIC; A outra tendência é a interdisciplinar. Nós costumamos trocar autores, conceitos, teorias, métodos, técnicas e amostras  de conhecimentos,  também realizamos debates sobre ética em pesquisa, tratamos das grandes questões que marcam a ansiedade dos pesquisadores, em quaisquer níveis, ao realizar um projeto de investigação”, explicou o professor.

Mais infomações sobre o PIBIC.