CONIDH: Primeiros momentos trazem palestras, debates e homenagens

Publicado em 19 de outubro de 2018.

Começou nessa quinta, 18, o Congresso Internacional de Direitos Humanos “A nova ordem mundial e os direitos humanos” (CONIDH), realizado pela Faculdade Social da Bahia (FSBA) em Salvador. O CONIDH traz diversos mestres e doutores para discutir sobre a nova configuração mundial e o papel dos direitos humanos nesta realidade que vem sendo construída. Abordando temas como homofobia, questões de gênero, xenofobia, entre outros o Congresso idealizou uma programação que busca aproximar a academia da sociedade.

A primeira noite do CONIDH Foi aberta pela Diretora Rita Margareth Passos que trouxe uma homenagem a Marielle Franco e Mestre Moa, recentes vítimas da intolerância e um espetáculo de dança por Thais Alves e Rafael Nessin, estudantes de Psicologia, trazendo como tema “A força da mulher nordestina”. Em seguida teve início a Conferência Inaugural – Direitos Humanos e a Nova Ordem Mundial: perspectivas críticas reconstrutivas, na qual as congressistas Dr.ªs Maria Esther Martínez Quinteiro e Isabel Dias falaram sobre a necessidade de construir uma nova ordem mundial, através de reformas políticas e sem ataques aos direitos humanos. A Dra Isabel Dias encerrou a noite apontando a globalização do risco na nova configuração, “Nessa nova ordem social o risco globalizou – se, tornou – se mais intenso e afeta um número maior de pessoas”.

Nesta sexta, 19, segundo dia de Congresso, a programação começou logo pela manhã no Auditório Maestro Cícero Alves, no Colégio ISBA com A Mesa de Palestra e Debate “Direito e Política Internacional”. Os palestrantes convidados foram a Dra Ana Paula Gordilho Pessoa, formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia e professora de Direito Comercial da Universidade Salvador (UNIFACS) e Dro Flávio Romero Guimarães, formado em Direito pela Universidade Estadual da Praíba, onde atua como professor no Departamento de Direito Privado. A mediação foi do Dro Antônio Carlos da Silva, professor no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania na Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

Ainda nesta manhã, ocorreu na Sala de Videoconferência da FSBA, no Prédio de Saúde, a Mesa de Palestra e Debate “Educação, Diversidade e Direitos Humanos”, mediada pela diretora Rita Margareth Passos. Os palestrantes foram Dra Aida Maria Monteiro Silva, graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Direitos Humanos e o também Dro Daniel Valério Martins, especialista em Estudos Latino-Americanos na linha da Antropologia. A mesa contou também com as falas das coordenadoras dos cursos de Educação Física e Jornalismo, Bárbara Ornellas e Bárbara Souza, respectivamente.

Nesta tarde estão programados lançamento de livros, Atividades Culturais e o Aniversário da FSBA, todos na Área de Convivência no Prédio Central. Logo mais a noite ocorrerá a partir das 19h no Teatro ISBA, a Conferência “Migrações e o Sistema das Nações Unidas” com as palestras do Dro Bas’Ilele Malomalo, docente de graduação e do Mestrado Interdiscipinar em Humanidades (MIH) do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a Msc. Rafaela Ludolf, internacionalista e Professora dos cursos de graduação em Relações Internacionais e Economia da Universidade Salvador (UNIFACS)

Últimas Notícias