A FSBA faz aniversário neste 19 de outubro

Publicado em 19 de outubro de 2018.

Instituição de educação superior privada sem fins lucrativos, a Faculdade Social da Bahia (FSBA) foi inaugurada no dia 19 de outubro de 2001, pela congregação católica secular Sociedade Filhas do Coração de Maria, e, desde então, oferece atividades de ensino de graduação e pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), iniciação à pesquisa, divulgação científica e extensão universitária em campi próprios, em Salvador (BA).

Embora tenha sido credenciada através da Portaria n° 458 e do Parecer 173/2001, de 15 de março de 2001, publicados no Diário Oficial da União de 20 de março de 2001, a Faculdade deu início às suas atividades acadêmicas no ano seguinte, em 2002, com a abertura dos primeiros cursos de graduação. A partir de 2007, a instituição intensificou a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu; e passou a oferecer aos acadêmicos a oportunidade de inserção no universo da pesquisa científica, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Nos últimos 17 anos, a Faculdade já fez mais 5 mil colações de grau e vem consolidando sua presença no cenário baiano, visando a excelência no desenvolvimento de competências inerentes ao exercício profissional e, também, a transformação pessoal e social, mediante a formação para o exercício da cidadania, calcada no respeito às diferenças, na justiça, na ética e na solidariedade.

Como entidade mantida pela Associação Brasileira de Educação Familiar e Social (ABEFS), a FSBA está vinculada ao grupo educacional que também gerencia o Colégio Isba, que já soma mais de 50 anos de tradição da educação básica e formação de jovens e adultos (suplência), e ações assistenciais como foco educacional nos municípios de Salvador e Camaçari.

Saliente-se que esta vocação da FSBA coaduna com os propósitos da Sociedade Filhas do Coração de Maria, organização que acumula décadas de experiência na área educacional, com atuação em 33 países. Presente em vários Estados brasileiros, a SFCM atualmente mantém ações em Educação Infantil, Educação Básica, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.

Os cursos presenciais de graduação oferecidos pela FSBA são Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Psicologia.

INICIAÇÃO À PESQUISA
A FSBA envida esforços continuamente, desde 2007, para a promoção da investigação científica. Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, estudantes de graduação, escolhidos a partir de processo seletivo, desenvolvem pesquisa na sua área de estudo, sob orientação de um professor-pesquisador com titulação e experiência compatíveis com a função, visando a inserção no universo da produção científica, a aprendizagem de métodos de investigação e o aprimoramento do pensamento reflexivo e crítico. A cada ano, são ofertadas 20 (vinte) bolsas de estudos parciais.

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Desde a sua criação, a FSBA preocupa-se com a difusão do conhecimento, junto à sociedade. Entre as ações realizadas, sobressaem-se a promoção e organização da Jornada Científica do Pibic e da Semana Acadêmica, eventos anuais que envolvem diversos cursos e a comunidade externa; e a edição da revista científica Diálogos Possíveis (ISSN 1677-7603), publicação de caráter interdisciplinar com colaboração de autores brasileiros e estrangeiros e periodicidade semestral, criada em 2002.

EXTENSÃO E CAMPOS DE ESTÁGIO
A FSBA estimula a construção, socialização e aplicação do conhecimento, a partir da interação com a população, em atividades de extensão e nos seus campos de estágio. Assim, contribui para a resolução eficiente de problemas da realidade e a formação do estudante, para a atuação no mercado de trabalho e o exercício pleno da cidadania. São exemplos: Balcão de Justiça e Cidadania, Programa de Apoio ao Esporte, Programa de Educação Física e Esporte Adaptado, Agência Baiana de Notícias (Aban), Semana Acadêmica, Feira da Cidadania, Semana de Psicologia, Bate Papo Legal, Luz, Câmera, Administração, Café com Prosa, Oficinas de Leitura, Interpretação e Produção de Textos, Oficinas de Gramática, Mostra Cultural da FSBA, Núcleo de Prática Jurídica, Serviço de Psicologia (Serpsi), Clínica-escola de Fisioterapia Maria Adelaide de Cicé e a Agência Experimental de Jornalismo.