Museu será palco da união da arte, da ciência jurídica e da psicologia

Publicado em 19 de outubro de 2018.

Professores universitários, mestres, doutores, agentes do Ministério Público, do Hospital de Custódia e Tratamento, e do Mundo da cultura, se uniram para criar um projeto de sincronia científico-cultural, chamado de CienciArt. O objetivo é estimular a interação da Academia com os Museus de Salvador. Com realização no Palacete das Artes, no Corredor da Vitória, o projeto é composto por Mostras de artes Plásticas e fotografia, exibição de filmes e debates com professores e estudantes das áreas de Saúde, Psicologia e Direito. O evento, aberto ao público, começa no dia 23 e vai até 27 de outubro, sempre das 14h às 18h30.

Além de proporcionar o trânsito de estudantes, pesquisadores e professores nesses espaços de conhecimento e memória, o CienciArt pretende realizar troca de ideias, conceitos, metodologias, técnicas e visões de mundo e de cultura, já que todas as pessoas envolvidas no projeto são engajadas em trabalhos formativos, de pesquisa, extensão e de docência. Também é válido o esforço pedagógico em ativar sensibilidades intelectuais capazes de acolher as provocações do mundo das artes na perspectiva de uma formação humanista.

Exemplo disso é a Mostra artístico-cultural, que terá como tema “Cárcere e Hospital como lugar de gente”. Boa parte do material que comporá a exposição foi cedida por duas instituições de relevância no trabalho de humanização, que são: a Vara de Execuções Penais do Ministério Público da Bahia, e o Hospital de Tratamento e Custódia de Salvador. Baseados na temática foram disponibilizados objetos do próprio Museu Rodin além de materiais produzidos por pessoas que vivem ou trabalham no Hospital e no Ministério Público, além de voluntários que atuam nestes ambientes.

No último dia do evento, sábado (27), os visitantes poderão conferir também a Mostra de fotos-artísticas com o tema “Aspiração de liberdade”, e uma exposição em vídeo da “experiência de perda da liberdade”, na Mansarda do Palacete das Artes. No mesmo dia, o promotor Edmundo Reis realizará um debate sobre a temática “Liberdade e Prisão”. Uma oportunidade única para ver de modo artístico a realidade vivida por essas pessoas, além de fazerem parte do projeto de formação universitária com perfil humanista.

SERVIÇO:

CienciArt