A importância do Ensino Superior

Muitos ainda não entendem e questionam a importância de se ter curso superior e seguir em uma educação continuada. Preparamos um texto que traz algumas das principais razões para se investir no Ensino Superior.

Vantagens

Conhecimento para atuar em um mercado moderno

O Brasil vem ao longo dos últimos 15 anos investindo em políticas públicas que incentivam o maior acesso da população ao ensino superior e isso se deve também as exigências do mercado que caminha lado a lado com as mudanças da modernidade. Tais mudanças, principalmente tecnológicas, pedem uma formação que apenas o Ensino Médio não é capaz de oferecer, esta etapa da educação vem como o ponto inicial de formação para um profissional que precisa estar antenado, ser crítico e multitarefas.

Diferencial

Além das novas necessidades é preciso pensar na competitividade que se enfrenta ao entrar no mercado de trabalho. A posição profissional está diretamente relacionada ao nível de aprimoramento educacional que o profissional tem. Um conteúdo acadêmico sólido e continuado é critério para a escolha de um profissional ou outro, é um diferencial que ninguém tira de você, afinal conhecimento adquirido jamais poderá ser tomado.

Visão profissional

É durante os anos de curso superior que temos a possibilidades de conhecer nossa profissão, o mercado de trabalho, fazer contatos com pessoas e empresas relacionadas ao curso e que podem abrir muitas portas para quem está ingressando no mundo profissional, além de nos proporcionar práticas que nos ensinam a ser um profissional competente e proativo.

Estabilidade financeira

Hoje os salários estão ligados aos níveis educacionais dos profissionais. Índices mostram que no Brasil para cada ano investido na educação, há um aumento de 14% salarial, e para cada nível de formação (curso técnico, graduação, extensão, pós-graduação), o aumento salarial pode chegar a 40%. Os planos de ter uma vida financeira estabilizada e de sucesso passa também por uma formação continuada.

Cursos de graduação mais procurados no Brasil

Entre os cursos de graduação mais procurados no Brasil no ano de 2018, segundo o MEC (dados retirados do SISU e PROUNI), separamos 5 que estão entre os primeiros da lista, eles são:

– 4 anos de graduação.
Um administrador pode atuar em Administração de empresas, Administração hospitalar, Administração esportiva, Administração hoteleira, Administração financeira, Administração financeira, Administração de Recursos Humanos, Administração pública, Vendas, Marketing

– 5 anos de graduação.
O bacharel em Direito tem duas carreiras distintas para atuação, a Advocacia que abrange a Arbitragem internacional e o Direito, podendo ser Civil, do Consumidor, Trabalhista entre outros. E a carreira Jurídica que envolve Delegacia de policia, Magistratura, Advocacia pública e Ministério Público.

– 4 anos de graduação.
As opções de carreiras para o graduado em Educação Física já começam na própria universidade, podendo ser o Bacharelado ou Licenciatura.
O Bacharelado atua como instrutor em academias e centros esportivos, por exemplo, já o Graduando em Licenciatura segue a carreira educacional, podendo atuar em escolas.

– 4 anos de graduação.
Atuação em Enfermagem estética, Enfermagem forense, Enfermagem geral, Enfermagem geriátrica, Enfermagem médico-cirúrgica, Enfermagem psiquiátrica, Enfermagem de resgate, Ensino e Pesquisa clínica.

– 5 anos de graduação.
Algumas áreas da Psicologia são a Orientação profissional, Psicologia do esporte, Psicologia educacional, Psicologia hospitalar, Psicologia da saúde, Psicologia jurídica, Psicomotricidade e Neuropsicologia.

Mesmo vivendo a era dos Youtubers, e celebridades que ganham muito sem qualquer formação superior, é importante ressaltar que essas pessoas são a exceção e não a regra. É preciso entender a importância de uma boa formação acadêmica que irá preparar indivíduos para serem bons profissionais, e também cidadãos críticos capazes de analisar e contribuir para uma sociedade mais justa e evoluída. O ensinamento que se obtém dentro da academia nos acompanha na vida e estarão presentes no nosso dia a dia, onde quer que estejamos.