O que é Transferência Externa e como funciona? | Inscrições Abertas na FSBA

Publicado em 8 de janeiro de 2019.

A transferência externa é um recurso que permite mudar de instituição de ensino sem precisar abandonar os estudos. Se você não está satisfeito com a sua atual universidade ou tem outro motivo para mudar (preço, distância, etc.) a transferência externa pode ser a solução.

Pelo art. 49 da Lei nº 9.394/96 – da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), as instituições de ensino superior devem aceitar a transferência externa de alunos regulares, para cursos afins, na existência de vagas e mediante uma avaliação. Esse processo também vale para as universidades públicas.

Como fazer?
O requerente deve apresentar os seguintes documentos para dar entrada no processo de Transferência Externa para a Faculdade Social da Bahia / FSBA. Lembrando que os documentos deverão ser apresentados, cópias e originais.

Dados Pessoais
1 – 01 Foto (3×4);
2 – RG e CPF ;
3 – Certidão de nascimento/casamento (com cópia autenticada);
4 – Título de Eleitor e Comprovante de votação (última eleição);
5 – Carteira de Reservista: Serviço Militar (Sexo Masculino);
6 – Certidão de Nascimento ou Casamento;
7 – Comprovante de Residência;
8 – Histórico Escolar do Ensino Médio.

Documentos Acadêmicos
1 – Histórico Escolar Atualizado da Faculdade de Origem (com a informação de regularidade com o Enade);
3 – Atestado de matrícula ou Trancamento de curso da Faculdade de Origem (referente ao semestre anterior à solicitação);
3 – Planos de curso ou Ementas das disciplinas cursadas e aprovadas na Faculdade de Origem (menos de 10 anos).

Vale lembrar que os documentos acadêmicos deverão ser apresentados oficiais (assinados e carimbados) pela Faculdade de Origem.

Transferência Externa de Estudantes com Financiamento Estudantil (FIES):

Se você possui FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e pretende mudar de universidade ou de curso, saiba que é possível fazer esta transferência e continuar a usufruir do financiamento estudantil na nova Instituição de ensino superior.

Para solicitar uma transferência de financiamento do FIES é preciso cumprir estas exigências:

O estudante que tenha contratado empréstimo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir de 14 de janeiro de 2010 e pretende mudar de curso ou de instituição de educação superior deve estar atento às novas regras estabelecidas pelo Ministério da Educação. Conforme portaria publicada nesta segunda-feira, 26, é possível requerer transferência integral, de curso ou de instituição.

Na integral, o desligamento do estudante de um curso ou de uma instituição de ensino para se vincular a outra deve ocorrer em junho ou dezembro do semestre cursado ou suspenso. A transferência de curso é feita da instituição de origem para a Instituição de destino com ou sem alteração do curso financiado.

O estudante pode fazer a transferência de curso uma única vez na mesma instituição, desde que o período entre o mês de início do financiamento e o de desligamento do curso de origem não seja superior a 18 meses. A transferência de instituição pode ser feita apenas uma vez a cada semestre. O Fies não a considerará como mudança de curso.

O estudante pode pedir a transferência integral de curso ou de instituição a partir do último mês do semestre cursado ou suspenso na instituição de ensino de origem. O prazo vai até o mês em que deve ser feita a renovação do financiamento relativo ao semestre da transferência.

Antes de buscar o acesso ao sistema, o estudante precisa conferir, entre outros dados, se a nova instituição na qual pretende estudar tem adesão vigente e regular ao Fies e ao Fundo Garantidor de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc). É necessário verificar também se o curso de destino tem avaliação positiva do Ministério da Educação.

Inscrições Abertas na FSBA

A Faculdade Social da Bahia (FSBA) abre vagas para Transferência Externa e Matrícula Especial para os cursos de graduação em Jornalismo, Direito, Administração, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Fisioterapia e Psicologia. O candidato tem garantido 30% de desconto em todo o curso.

A FSBA fica localizada na Avenida Oceânica, 2717, em Ondina. Os interessados podem se inscrever aqui.

Transferência Externa
Os estudantes de outras IES têm 30% de desconto* até o final do curso.
Os estudantes com Fies de outras IES têm 30% de desconto* até o final do curso.

Portadores de Diploma
Os estudantes portadores de diploma têm 30% de desconto* até o final do curso.

Telefone: (71) 4009-2883 /  4009-2885
Whatsapp: (71) 99136-3819