FSBA amplia programação para a Formação Continuada 2019.1

O Programa de Formação Continuada de Docentes 2019.1 vem com uma novidade este ano. Serão cinco dias de programação, com a participação de diversos especialistas palestrantes. Com o objetivo de fazer compreender o Plano de Desenvolvimento Institucional e os Projetos Pedagógicos Institucional e de Curso como instrumento de planejamento e de gestão das políticas no âmbito da graduação e da pós-graduação, o evento acontece entre os dias 04 e 08 de fevereiro, na Sala Maria Alice.

Com certificação de 15 horas, o Programa tem a finalidade de reunir professores, coordenadores e a direção para uma semana de aprendizado, troca de ideias e esclarecimentos sobre “Um novo olhar Institucional na construção do Centro Universitário da FSBA”. A temática pretende analisar criticamente a gestão de um Centro Universitário, além de discutir práticas bem sucedidas no cotidiano acadêmico, das ações pedagógicas e dos resultados da avaliação institucional.

O evento que é promovido pela coordenação acadêmica da FSBA, pelo Centro Multidisciplinar de Apoio Pedagógico – CEMAPP, e pelo Departamento de Extensão, também tem a finalidade de valorizar as professoras e os professores, apresentar novidades no que se referem ao trabalho desenvolvido pelos docentes e proporcionar um momento de troca de ideias relacionadas à manutenção do crescimento profissional e institucional. “A Formação Continuada se constitui, hoje, uma política de valorização do desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes e da instituição. Apresenta condições de trabalho propiciadoras da formação contínua, em serviço, no próprio local de trabalho, em redes de autoformação”, disse a coordenadora acadêmica Clarice Pires.

Programação

SERVIÇO:
Datas: 04 a 08 de fevereiro de 2019
Local: Sala Maria Alice – Prédio Maria Alice (Central)

PROGRAMAÇÃO:
Dia 04/02/2019, das 18h30 às 21h30:
Palestra: A relação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC).
Objetivo: Compreender a relação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, Projeto Pedagógico Institucional – PPI e Projeto Pedagógico de Curso – PPC como instrumento de planejamento e de gestão das políticas no âmbito da graduação e da pós-graduação.
Palestrante: Dra. Marion Creutzberg – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Público-alvo: Docentes, Gestores e D.A.

Dia 05/02/2019, das 18h30 às 21h30:
Conferência: Referenciais de qualidade para um Centro Universitário: um estudo de caso.
Objetivo: Analisar evidências para a gestão de um Centro Universitário em uma perspectiva crítico emancipatória.
Palestrante: Profª Drª Clarice Pires
Público-alvo: Docentes, Gestores e D.A.

Dia 06/02/2019, das 08h30 às 12h30 ou das 18h30 às 21h30:
Práticas Exitosas: relato de experiências docentes.
Objetivo: Socializar práticas bem sucedidas no cotidiano acadêmico, tendo em vista a troca de experiências entre docentes.
Formadores: Docentes dos cursos de graduação.
Público-alvo: Docentes da graduação.

Dia 07/02/2019, das 08h30 às 12h30 ou das 18h30 às 21h30:
Avaliação Institucional como instrumento de gestão e de ação acadêmico-administrativo.
Objetivo: Compreender os resultados da avaliação institucional como instrumento de gestão e ação acadêmico-administrativa.
Formadora: Professora Daniela Adami
Público-alvo: Docentes da graduação.

Dia 08/02/2019, das 08h30 às 12h30 ou das 18h30 às 21h30:
A Dimensão Formativa da Avaliação no Processo de Ensinar e Aprender do Ensino Superior .
Objetivo: Analisar o processo de uma avaliação formativa a partir da resolução de casos que envolvem o currículo e a ação pedagógica.
Palestrantes: Professoras Clarice Pires e Ioná Barata.
Público-alvo: Docentes da graduação.

 

Por Alanna Sampaio

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