Docentes trazem propostas no encerramento da Formação Continuada

Publicado em 11 de fevereiro de 2019.

“O objetivo desse programa de formação continuada é reestruturar os projetos pedagógicos, e de curso, e torna-los vivos dentro da instituição. Precisamos também fortalecer e ampliar o programa de avaliação institucional. Esta é a demanda, a responsabilidade e o compromisso que teremos que assumir daqui pra frente, principalmente, nesse momento de transição de faculdade em centro universitário”. Com essas palavras a coordenadora acadêmica, Clarice Pires, encerrou na última sexta-feira (8), a semana de eventos e encontros de docentes, na Sala Maria Alice, da Faculdade Social da Bahia (FSBA).

Com o tema “Um Novo olhar Institucional na Construção do Centro Universitário da FSBA”, professores, coordenadores, direção, estudantes e o corpo técnico-administrativo estiveram reunidos para traçar estratégias e fomentar a discussão para melhoria da gestão das políticas no âmbito da graduação e da pós-graduação da instituição. “É importante que vocês compreendam que não estão aqui porque não sabem o que é uma avaliação formativa. A questão está na nossa cultura, que avaliação formativa é essa que compreendemos e falamos sobre ela, mas não interiorizamos? Então, esse é o momento para a gente refletir a nossa prática”, enfatizou a pedagoga Ioná Barata, uma das coordenadoras do CEMAPP (Centro Multidisciplinar de Apoio Pedagógico e Psicossocial).

O último dia do Programa teve o objetivo de analisar o processo de uma avaliação formativa, a partir da resolução de casos que envolvem o currículo e a ação pedagógica. Juntos, os docentes apresentaram novas práticas e formas de avaliar o desempenho dos estudantes, e a dimensão das avaliações no processo de ensinar e aprender no Ensino Superior. Após as explanações as coordenadoras Ioná Barata, Izaura Furtado e Clarice Pires, além da diretora, a professora doutora Rita Margareth Passos, fizeram uma reflexão sobre a importância de cada discussão desenvolvida desde o primeiro dia do Programa, destacaram os resultados positivos alcançados, fortaleceram o compromisso da união de esforços para alcançar os objetivos em 2019, contando também com a contribuição dos docentes e discentes, e encerraram agradecendo a valiosa contribuição e participação de todos no evento. Ao final dos discursos houve um momento de confraternização, com realização de dinâmica de grupos, sorteio de livros e um delicioso lanche.