Docentes participam de Semana de Planejamento 2019.1

Salvador, 12 de fevereiro de 2019.

A Faculdade Social da Bahia Nesta semana, os docentes e coordenadores de cada curso de graduação da FSBA estão participando de encontros voltados ao Planejamento Pedagógico. Segundo a Coordenação Acadêmica, o objetivo geral da semana de planejamento (confira a programação abaixo) é  propor ações no Projeto Pedagógico de cada curso a partir das metas institucionais, tendo em vista a construção do Projeto Pedagógico Institucional da FSBA.

“Essa atividade contempla a análise dos resultados da avaliação institucional na tomada de decisões  acerca das medidas e intervenções necessárias no contexto do Projeto Pedagógico dos Cursos, bem como considera as ações que decorrem  das metas da instituição em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O objetivo da atividade é possibilitar  um diálogo que envolva não só a gestão dos cursos mas o coletivo docente na construção do Projeto Pedagógico Institucional”, disse a coordenadora acadêmica, professora doutora Clarice Pires.

O Planejamento 2019.1 envolve a Coordenação de Curso e o Núcleo Docente Estruturante (NDE), que é instituído em cada um dos cursos de graduação com caráter consultivo para acompanhamento do curso, atua no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) objetivando a permanente promoção da qualidade entre outras atribuições.

Após o Programa de Formação Continuada realizado na semana passada, onde todo corpo docente esteve junto, participando de palestras, dinâmicas, debates, análises e trocas de experiências, agora é um momento de focos ainda mais restritos a cada área do conhecimento e às rotinas e objetivos próprios.

Durante os encontros, os trabalhos são dirigidos por cada coordenação, Carolina Orrico em Direito, Cristiane Cavalcanti em Fisioterapia, Rosilene Cruz em Administração, Bárbara Souza em Jornalismo e Publicidade, Luiz Lopes em Psicologia, Bárbara Ornellas em Educação Física e Shirley Coelho em Enfermagem.

Por Ticiana Bitencourt

 

Programação

Período: de 11 A 15 de Fevereiro de 2019
Local: Prédio Central Maria Alice Teixeira

Dia 11/02/2019
Objetivo: Analisar o Projeto Pedagógico do Curso tendo em vista sua reestruturação no contexto do centro Universitário;
Metodologia:
– Sensibilização com o corpo docente sobre a reestruturação do PPC;
– Apresentação do Projeto Pedagógico de Curso;
– Criação de Cronograma para avaliação pelos NDEs e Coordenação do PPC;
– Fórum dos PPCs; (data a ser confirmada)

Dia 12/02/2019
Objetivo
: Socializar o Plano de Ação do Curso com os docentes, articulando as ações pertinentes aos componentes curriculares do plano de ensino;
Metodologia:
– Apresentação pelo Coordenador e NDEs das ações do Curso para 2019-1;
– Analise e discussão das ações;

Dia 13/02/2019
Objetivo
: Analisar o plano de ensino com base no instrumento de avaliação.
Metodologia:
– Trabalho em grupo com o plano do professor e o instrumento de avaliação;
– Socialização dos grupos a partir da ficha de avaliação;

Dia 14/02/2019
Objetivo
: Elaboração do plano de ensino do semestre letivo;
Metodologia: Trabalho individual ou coletivo no laboratório;

Dia 15/02/2019
Objetivo
: Analisar processos internos ao curso tendo em vista sua regulação e qualificação;
Metodologia: A critério do coordenador de curso.

 

Últimas Notícias


2019 © Faculdade Social da Bahia • Todos os direitos reservados