Café.Com – FSBA realiza debate sobre redução de custos nos condomínios

Publicado em 12 de abril de 2019.

Síndicos e administradores profissionais discutem novas soluções para o mercado durante mais um Café.Com

Qual a maneira mais eficiente de se administrar um condomínio, oferecendo o melhor para os moradores, sem gastar muito dinheiro? A pergunta que síndicos e administradores se fazem diariamente foi tema de mais um Café.Com realizado pela Faculdade Social da Bahia (FSBA) nesta sexta-feira (12).

Professor Michael Jonas expõe principais estratégias para otimizar a relação custo x benefício na gestão dos condomínios (Comunicação/FSBA)

O evento teve palestra de Michael Jonas, mestre em Economia pela University of Delaware (EUA) e professor da FSBA. Ele discutiu os principais desafios na busca pela equalização dos custos de um condomínio. Segundo Jonas, uma das primeiras tarefas do gestor é estabelecer metas matemáticas para a redução dos principais gastos.Metas

Os maiores custos costumam ser, por ordem, o gasto com pessoal; água e esgoto; manutenção; despesas diversas e energia elétrica. Por isso, segundo o professor, a redução que oferece resultados mais expressivos está nas metas para os custos mais altos. “Sendo necessário, mesmo assim, atacar todos os itens da lista”, explica.

Capacitação pessoal

O professor ainda discutiu itens não menos importantes, como, por exemplo, a comparação entre o nível de produtividade do trabalhador brasileiro e o de outros países – o que sugere investimento em capacitação pessoal. E também citou os custos com a burocracia do País, que superam em muito os dos EUA e outros países.

O debate foi intenso em torno de temas como terceirização; individualização na cobrança de serviços públicos; investimentos na automação da segurança do condomínio e redução de pessoal. Muitos participantes compartilharam suas experiências e concordaram que as estratégias devem ser adequadas às especificidades do condomínio.

Manhã de muito aprendizado e intensa troca de experiências em mais um Café.Com (Comunicação/FSBA)

Próxima à sociedade

Com o advento das novas tecnologias e uma segmentação maior dos públicos consumidores, a gestão condominial mudou bastante nos últimos anos. Por isso a importância de uma instituição de ensino colocar o tema em debate com a sociedade, como observa o gestor financeiro Gerson Bahia. “A gestão condominial tem se profissionalizado a cada dia e o mercado de Salvador está crescendo. Quanto mais informações, palestras e discussões, melhor para essa profissionalização”, diz.

O professor Michael Jonas também enaltece a forte presença da FSBA junto à sociedade por meio de eventos como o Café.Com. “É importante que a Faculdade vá além das suas portas e consiga chegar às pessoas durante uma palestra ou por meio de cursos de extensão e apoio a iniciativas beneficentes. Por isso, é muito bom que a Faculdade Social da Bahia esteja cumprindo esse papel”, destaca.

Últimas Notícias