Profissionais e estudantes debatem formação acadêmica em Aula Magna

Publicado em 16 de abril de 2019.

A chance de troca de experiências entre profissionais consolidados no mercado e estudantes atraiu um grande público ao Teatro ISBA durante a Aula Magna da Faculdade Social da Bahia (FSBA), na noite de segunda-feira (15). Sete egressos da Faculdade responderam a diversas questões a exemplo de quais caminhos escolher durante a formação universitária ou as melhores estratégias para se alcançar o sucesso na profissão.

Que o viés empreendedor e o foco nas demandas do mercado são importantes, nenhum dos convidados discordou. Porém, foi ponto comum no depoimento de todos a importância da formação humanística, como a feita pela Faculdade Social da Bahia, para o surgimento de profissionais atentos e sensíveis às demandas sociais. “Aqui aprendi muito mais a ser psicóloga do que a juntar conteúdo”, disse Alexandra Conceição, que integra a equipe técnica do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), apaixonada pela causa das populações vulneráveis. “Por isso, sou muito grata a essa Instituição e às pessoas com quem tive a oportunidade de conviver aqui”.

Dedicação

Já o professor Maicon Deivison, que acumula inúmeras ocupações, como a de educador, pesquisador e supervisor em agremiações esportivas, deu destaque também ao investimento pessoal que cada universitário precisa fazer, principalmente na dedicação aos estudos. “Muitas vezes é preciso acordar às 4h da manhã, perder sábados e domingos, abdicar do Carnaval ou do São João”, aconselha. “Sabemos que nosso egresso é muito bem aceito no mercado de trabalho pela qualidade na formação, mas também pelo percurso pessoal, investimento e compromisso com a própria formação”, reforça a professora doutora Rita Margareth Passos, diretora da Faculdade.

Profissionais formados pela FSBA dividem experiências com estudantes (Comunicação/FSBA)

Foram convidados para a mesa redonda Alexandra Conceição, psicóloga e mestre em Educação; Andrea Silva, jornalista e repórter da Rede Bahia; Laizza Santana, fisioterapeuta e mestranda em Tecnologias em Saúde; Maicon Deivison, educador físico e mestrando em Educação; Mário Tenório, educador físico e doutorando em Saúde; Rômulo Machado; administrador, e Rosana Barreto, advogada e especialista em Direito e Processo do Trabalho. A mediação ficou por conta da coordenadora do curso de Administração, a professora e pesquisadora Rosilene Cruz.

Ao final do debate, estudantes da FSBA e também de cursos pré-vestibulares tiraram dúvidas, muitas em relação às escolhas entre as diversas áreas do conhecimento e os possíveis caminhos para a iniciação profissional. Outra grande atração da noite foi a apresentação artística do Projeto Poder Grisalho, que reúne pessoas idosas da comunidade, sob a coordenação de Maria de Lourdes Pinto, Emanoel Magalhães e Ângelo Márcio Conceição, todos também egressos da FSBA.

Confira as imagens da Aula Magna 2019

Últimas Notícias