Projeto do curso de jornalismo traz realidade de entrevista coletiva sobre a tragédia de Brumadinho

Publicado em 26 de abril de 2019.

A Faculdade Social da Bahia (FSBA) realizou a primeira edição do projeto “Entrevista Coletiva”. Promovida pelo curso de jornalismo, a atividade tem como objetivo proporcionar aos estudantes a experiência real de uma entrevista coletiva, exercitando técnicas de produção, apuração e conteúdos jornalísticos em diversos formatos, como texto, áudio, vídeo e cobertura fotográfica.

A edição do último dia 24 de abril teve como entrevistados dois professores de direito da FSBA. Alex Leão, de Direito Civil, e Yuri Lima, de Direito Animal, responderam questionamentos relacionados ao tema “A tragédia de Brumadinho – Aspectos civis e ambientais”. Mediados pela professora Daniela Souza, os estudantes fizeram perguntas pertinentes sobre os aspectos civis e ambientais que envolvem a situação, e também demonstraram profissionalismo na seriedade da atividade.

Na maioria das respostas dos advogados entrevistados foi unânime o posicionamento de ambos, que afirmaram: “Não se trata de uma tragédia. O que aconteceu em Brumadinho, assim como em Mariana, foi um crime.” Como futuros jornalistas, os alunos que participaram da entrevista coletiva se isentaram em opinar, e somente questionaram baseados nos fatos apresentados. Uma aula dinâmica e profissional para todos os participantes.

A simulação real de uma entrevista coletiva sobre a “tragédia de Brumadinho” ocorreu na sala de videoconferência, que fica no Prédio de Saúde da FSBA, em Ondina. Todos os participantes receberam uma certificação de 03 horas.