Esporte é tema de workshop na FSBA

Publicado em 24 de maio de 2019.

A Faculdade Social da Bahia (FSBA) realizou no final de abril o primeiro Workshop voltado ao esporte. Com o tema “Liderança no esporte e na educação física na Bahia”, o evento reuniu diversos nomes de peso na área e possibilitou a discussão acerca da atuação destes profissionais no estado. O encontrou foi realizado no Auditório Cícero Alves, no Colégio ISBA, em Ondina.

O workshop, que fomentou a troca de experiência entre alunos e profissionais, contou com palestras dos convidados Arivan Gomes (proprietário da Aldeia Crossfit), Éder Martins (proprietário do Grupo de Corrida Éder Martins) e Marcelo França (Presidente da Federação Baiana de Judô). Outro grande destaque estava na mediação da mesa: O comunicador, ex-atleta e comentarista esportivo de rádio e TV, Eliseu Godoy, que também já foi superintendente de futebol do Esporte Clube Bahia, em 2009.

Em entrevista, Marcelo França falou sobre a dificuldade em ser esportista na Bahia: “Gerir uma federação esportiva é realmente muito difícil, principalmente a captação de recursos e a busca pelo profissionalismo. Buscar parceiros, vias de inovação… Mas, com o apoio das faculdades e do governo do estado temos a possibilidade de ter um atleta, fazer um campeão olímpico”. O presidente da Federação Baiana de Judô citou como promessa o judoca Diego Santos, vindo de Jequié: “Ele passou 10 anos fora do estado e retornou. Hoje é o primeiro do ranking nacional com oportunidade de lutar em Tóquio, nas Olimpíadas de 2020”.

Já o convidado Éder Martins falou sobre o impacto do processo de transição de esportista para gestor: “Foi muito difícil quando eu resolvi investir na assessoria esportiva. Foi necessário montar estrutura, me aprimorar em atender clientes, ter um diferencial e buscar patrocinadores e empresas que acreditassem no meu negócio. Esses processos de gestão têm que ser ensinados e discutidos na Educação Física”.

A mesma narrativa foi defendida pelo fisioterapeuta Arivan Gomes. Ele destacou a importância deste evento para mudar o pensamento dos alunos e substituir a visão de que só podem ser “esportistas”, mas apresentar que também podem ocupar diversas funções, inclusive a de gestores. Assim como Arivan, a diretora Rita Margareth Passos salientou o valor do workshop para a instituição, que ocupa um lugar de destaque na Educação Superior na Bahia, sendo protagonista não só no campo do esporte, mas também na formação de preparadores físicos: “Isso trás aos nossos alunos uma condição diferenciada. Neles a nossa comunidade também se projeta.”, finalizou a diretora da FSBA.