Estudantes da Flórida concluem estudos na FSBA

Publicado em 15 de julho de 2019.

Estudantes da Universidade da Flórida (EUA) se despediram da Faculdade Social da Bahia (FSBA), na última sexta-feira (12), após um período de oito dias frequentando a Instituição para as aulas da disciplina Performing Blackness in Bahia. Ela faz parte do curso de extensão Summer Program in Brazil e tem o objetivo de discutir temas como a desigualdade social e racial na Bahia.estudantes da Universidade da Flórida na sala de aula da FSBA

Os estudantes estão em Salvador desde 29 de junho e participam até o final de julho de diversas atividades, como visitas a lugares e a instituições que representam, debatem e trabalham a questão da negritude na Bahia. O grupo é formado por estudantes de diversos cursos da Universidade da Flórida, como Antropologia, Arquitetura, Biologia, Ciências Políticas, Dança, Enfermagem, Estudos Internacionais e Sociologia.

Escolha da FSBA

As aulas na FSBA foram ministradas pela professora antropóloga brasileira Rosana Resende, da universidade norte-americana, com participação de palestrantes da comunidade negra de Salvador, ativistas, integrantes de organizações não governamentais e pesquisadores.estudantes da Universidade da Flórida na sala de aula da FSBA

“Estamos aqui pelo terceiro ano seguido porque a FSBA tem uma proposta que apoiamos, a de estudar a desigualdade social e de classe na Bahia, além de estar localizada num local privilegiado (em frente à praia de Ondina) e de fácil acesso”, diz a professora.

Vivências

Entre diversas atividades, os estudantes conheceram a festa do 2 de Julho, visitaram a Fundação Pierre Verger, foram à Ilha de Itaparica, Mar Grande, Cachoeira e Lauro de Freitas. Conheceram ainda o Quilombo do Tereré, Instituto Quilombo Ilha, Pelourinho, Museu Afro-Brasileiro e a Igreja do Bonfim.

Ainda estão previstas vivências no Balé Folclórico da Bahia, Bloco Afro Malê Debalê, Feira de São Joaquim, Nordeste de Amaralina, Mangue Seco e diversas outras organizações culturais que trabalham as questões relativas à cultura afro-brasileira na Bahia.

O período de estudos dos estudantes da University of Florida na Faculdade Social da Bahia faz parte de uma parceria entre a Universidade norte-americana, a FSBA e a Brazil Intercâmbio Cultural.