Diretora da FSBA participa de mesa sobre inclusão no Ministério Público

Home / Notícias / Diretora da FSBA participa de mesa sobre inclusão no Ministério Público

Diretora da FSBA participa de mesa sobre inclusão no Ministério Público

Em uma reunião realizada, recentemente, na sede do Ministério Público da Bahia (MP), a diretora da Faculdade Social da Bahia (FSBA), a professora doutora Rita Margareth Passos, fez parte da mesa de apresentação do 1º Encontro da Rede de Educação Inclusiva no Ensino Superior.

Acompanhada das coordenadoras do Centro Multidisciplinar de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Cemapp), Ioná Barata e Izaura Furtado, juntamente com alunos do curso de Psicologia da FSBA, ela assinou o Protocolo de Intenções Interinstitucional, que faz parte da formalização da Rede Baiana de Inclusão Educacional. O objetivo do movimento é que o Ministério trabalhe em conjunto com as instituições de ensino superior para que tenham resultados mais eficazes na inclusão de pessoas com deficiência.

Na FSBA, por exemplo, existe um setor exclusivamente para atender esse púbico. O Cemapp, criado em 2008, é responsável por dar um suporte pedagógico a alunos com algum tipo de necessidade especial. O setor trabalha no acolhimento e encaminhamento de pessoas com desafios físicos, sensoriais e de Transtorno Global do Desenvolvimento. E o plano de inclusão não contempla somente estudantes, como também funcionários da instituição.

De acordo com a Lei 8213/91, de 24 de julho de 1991, cada empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher o percentual de 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas com deficiência. “Estamos trabalhando com todo esforço para que de fato a inclusão aconteça. Somos educadores e entendemos a importância de fazer esses ajustes, não só no aspecto de acessibilidade, como também pedagógico. E fazemos isso não só porque é lei. A FSBA, continuamente, tem se engajado em ações para o bem social, e se disponibilizado a contribuir com iniciativas de inclusão, principalmente no que diz respeito à formação dos profissionais.”, ressaltou a diretora Margareth.

Durante o evento no Ministério Público, além de assinar o Protocolo, a professora também parabenizou e agradeceu ao órgão pela iniciativa e reforçou a intenção de parceria. “A FSBA segue acreditando e irá participar de forma ativa no que o Ministério Público precisar, abrindo espaços, disponibilizando profissionais, e apresentando as experiências realizadas pela faculdade”, completou.

foto_handbol_2

doze − 3 =