Fisioterapia Cardiorrespiratória

Com ênfase Ambulatorial e Domiciliar

As disfunções respiratórias, cardiológicas e metabólicas associadas a intervenções cirúrgicas e/ou a doenças pneumológicas afetam grande parte da população mundial. As consequências clínicas quando não tratadas a tempo podem evoluir para situações críticas como o óbito. A Fisioterapia Cardiorrespiratória tem um papel fundamental, pois através das muitas formas de tratamento, pode intervir e melhorar a evolução clínica destes pacientes, diminuindo os índices de morbi-mortalidade, portanto, aumentando a expectativa de vida dos pacientes pneumopatas, cardiopatas, obesos, hipertensos etc…

A Fisioterapia tem avançado muito nos conhecimentos teóricos e científicos. E o profissional que se dedique a esta área de atuação necessita de uma atualização sequencial e permanente, para poder atuar de forma segura e responsável dentro do contexto interdisciplinar. E o curso de especialização se mostra como uma ferramenta fundamental na formação deste profissional.

Objetivo Geral do Curso:
Capacitar os profissionais de fisioterapia, fortalecidos tanto pelo conhecimento teórico sobre as alterações e incapacidades funcionais promovidas pelas doenças cardiopulmonares e metabólicas, quanto pela forma de abordagem prática relacionada à reabilitação cardiorrespiratória nos diferentes âmbitos de trabalho, tais como ambulatórios, clinicas, consultórios e domicílios.

Objetivos Específicos do Curso:
• Proporcionar ao futuro Pós-Graduado em Fisioterapia Cardiorrespiratória com ênfase Ambulatorial e Domiciliar conhecimentos sobre os fundamentos metodológicos da Fisioterapia; estimulando o desenvolvimento de habilidades técnicas, para atuar em todos as fases da reabilitação cardiorrespiratória;
• Priorizar e incentivar a formação baseada nas possibilidades terapêuticas dos pacientes portadores de patologias de origem metabólica e cardiopulmonares;
• Qualificar o aluno para situações clínicas agudizadas como crônicas que possam apresentar risco de eminente de morte;
• Proporcionar a formação baseada em evidências, atualizadas com as principais diretrizes científicas de tratamento, bem como possibilitar a capacidade de traçar planos de terapêuticos, mantendo interação na equipe interdisciplinar, fortalecendo a competência para prestar serviços no âmbito ambulatorial e domiciliar.

* Importante: O sistema de inscrições só é compatível com o navegador Microsoft Internet Explorer.

Fleury Ferreira Neto

Carga horária: O Curso terá 360 horas/aula teóricas, e 44 horas para produção do Trabalho de Conclusão de Curso (não presencial), totalizando 404 horas/aula.
Duração: 18 meses
Período e Periodicidade: Mensal
Horário de funcionamento:
Sexta: das 18h às 22h;
Sábado: das 08h às 17h30;
Domingo: das 08h às 12h30.
O calendário está sujeito á mudanças e ajustes a qualquer tempo sendo comunicado antecipadamente ao aluno por site ou e-mail.
Em alguns módulos, as aulas ocorrerão em horários extras, podendo incluir a quinta à noite e sexta tarde e noite.

Investimento: 18 x R$ 395,00 ou 18 x R$ 276,50*
* Desconto para pagamento até dia 05 de cada mês.

Graduados em Fisioterapia.

Anatomofisiologia Respiratória
Anatomofisiologia Cardíaca
Fisiologia do Sistema Endócrino
Pneumologia Clínica
Fisiologia do Exercício
Farmacologia e Exames Complementares
Bioestatística
Interpretação de Avaliação Clinica
Avaliação Musculoesquelética periférica
Testes Cardiopulmonares Máximos e Submáximos
Bioimagem Aplicada ao sistema Cardiorrespiratório
Ética, Bioética e Deontologia
Ventilação Mecânica invasiva como coadjuvante na reabilitação domiciliar
SVNI na reabilitação cardiorrespiratória
Pressão positiva e suas repercussões pulmonares, cardiovasculares e renais
Técnicas de Reexpansão Pulmonar

Thiago Pires
Thiago Rios
Yuri Tapparelli

* Professores que, porventura, estejam impossibilitados de ministrar a disciplina serão substituídos por outros com a mesma titulação.

2018 © Faculdade Social da Bahia • Todos os direitos reservados