Fisioterapia Cardiorrespiratória com ênfase Ambulatorial e Domiciliar

Home / Fisioterapia Cardiorrespiratória com ênfase Ambulatorial e Domiciliar

As disfunções respiratórias, cardiológicas e metabólicas associadas a intervenções cirúrgicas e/ou a doenças pneumológicas afetam grande parte da população mundial. As consequências clínicas quando não tratadas a tempo podem evoluir para situações críticas como o óbito. A Fisioterapia Cardiorrespiratória tem um papel fundamental, pois através das muitas formas de tratamento, pode intervir e melhorar a evolução clínica destes pacientes, diminuindo os índices de morbi-mortalidade, portanto, aumentando a expectativa de vida dos pacientes pneumopatas, cardiopatas, obesos, hipertensos etc…

A Fisioterapia tem avançado muito nos conhecimentos teóricos e científicos. E o profissional que se dedique a esta área de atuação necessita de uma atualização sequencial e permanente, para poder atuar de forma segura e responsável dentro do contexto interdisciplinar. E o curso de especialização se mostra como uma ferramenta fundamental na formação deste profissional.

Objetivo Geral do Curso:
Capacitar os profissionais de fisioterapia, fortalecidos tanto pelo conhecimento teórico sobre as alterações e incapacidades funcionais promovidas pelas doenças cardiopulmonares e metabólicas, quanto pela forma de abordagem prática relacionada à reabilitação cardiorrespiratória nos diferentes âmbitos de trabalho, tais como ambulatórios, clinicas, consultórios e domicílios.

Objetivos Específicos do Curso:
• Proporcionar ao futuro Pós-Graduado em Fisioterapia Cardiorrespiratória com ênfase Ambulatorial e Domiciliar conhecimentos sobre os fundamentos metodológicos da Fisioterapia; estimulando o desenvolvimento de habilidades técnicas, para atuar em todos as fases da reabilitação cardiorrespiratória;
• Priorizar e incentivar a formação baseada nas possibilidades terapêuticas dos pacientes portadores de patologias de origem metabólica e cardiopulmonares;
• Qualificar o aluno para situações clínicas agudizadas como crônicas que possam apresentar risco de eminente de morte;
• Proporcionar a formação baseada em evidências, atualizadas com as principais diretrizes científicas de tratamento, bem como possibilitar a capacidade de traçar planos de terapêuticos, mantendo interação na equipe interdisciplinar, fortalecendo a competência para prestar serviços no âmbito ambulatorial e domiciliar.

Inscreva-se já

Importante: O sistema de inscrições só é compatível com o navegador Microsoft Internet Explorer.

Fleury Ferreira Neto

Fale com o coordenador

ffneto@faculdadesocial.edu.br

Sobre o Curso

Carga Horária: O Curso terá 360 horas/aula teóricas, e 44 horas para produção do Trabalho de Conclusão de Curso (não presencial), totalizando 404 horas/aula.

Duração: 18 meses

Investimento: 18 x R$ 395,00 ou 18 x R$ 276,50*
* Desconto para pagamento até dia 05 de cada mês.

Período e Periodicidade: Mensal
Sexta: das 18h às 22h;
Sábado: das 08h às 17h30;
Domingo: das 08h às 12h30.

O calendário está sujeito á mudanças e ajustes a qualquer tempo sendo comunicado antecipadamente ao aluno por site ou e-mail.
Em alguns módulos, as aulas poderão ocorrer em horários extras como quinta-feira à noite e sexta-feira à tarde.

Graduados em Fisioterapia.

Disciplinas / Professores

DISCIPLINAS

• Anatomofisiologia Respiratória
• Anatomofisiologia Cardíaca
• Fisiologia do Sistema Endócrino
• Pneumologia Clínica
• Fisiologia do Exercício
• Farmacologia e Exames Complementares
• Bioestatística
• Interpretação de Avaliação Clinica
• Avaliação Musculoesquelética periférica
• Testes Cardiopulmonares Máximos e Submáximos
• Bioimagem Aplicada ao sistema Cardiorrespiratório
• Ética, Bioética e Deontologia
• Ventilação Mecânica invasiva como coadjuvante na reabilitação domiciliar
• SVNI na reabilitação cardiorrespiratória
• Pressão positiva e suas repercussões pulmonares, cardiovasculares e renais
• Técnicas de Reexpansão Pulmonar

Thiago Pires
Thiago Rios
Yuri Tapparelli

Professores que, porventura, estejam impossibilitados de ministrar a disciplina serão substituídos por outros com a mesma titulação.