Gestão Estratégica da Sustentabilidade

A Gestão Sustentável é a forma de gestão inovadora, ética e transparente com todos os públicos com os quais a organização se relaciona. Forma essa que estabelece metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

Entretanto, estudos apontam que poucas empresas atingem um estágio estratégico, no qual a Sustentabilidade está completamente integrada à visão de negócios e se transforma em vantagem competitiva. Somente a adoção de um pensamento sistêmico e um olhar estratégico de reposicionamento com as demandas socioeconômicas contemporâneas possibilitará aos gestores uma análise mais pertinente das novas demandas da sociedade. Seja a motivação sua sobrevivência, nesse mercado com novas tecnologias, novos padrões de consumo, concorrência e trabalho, seja por entender sua parcela de responsabilidade na construção de uma sociedade com menos desigualdades.

Objetivo Geral do Curso:
Formar especialistas e líderes em Gestão Estratégica da Sustentabilidade a partir do conhecimento e construção de novos padrões de planejamento, produção e consumo, por meio da assimilação de metodologias e ferramentas multidimensionais, visando responder às demandas contemporâneas de forma ética, inovadora e competitiva, adequando-se suas competências pessoais às competências institucionais para fomentar práticas socioambientais assertivas e promover a sustentabilidade organizacional.

Objetivos Específicos do Curso:
• Demonstrar a importância, a viabilidade e as vantagens competitivas trazidas pela adoção de práticas Sustentáveis nas Organizações de todos os portes e segmentos;
• Difundir a importância do conhecimento dos dispositivos legais, normas, procedimentos, Selos e boas práticas vigentes sobre o tema Sustentabilidade, buscando contemplar a segurança jurídica dos envolvidos e de suas respectivas Instituições;
• Fomentar a assimilação de ferramentas para mensurar, avaliar e controlar indicadores da Gestão Estratégica da Sustentabilidade;
• Desenvolver a habilidade para propor e implementar ações inovadoras que otimizem as estratégias para alcançar o relacionamento assertivo com todas as partes interessadas;
• Analisar e discutir sobre as questões econômicas, políticas, sociais e de consumo; bem como as razões da exclusão social, da crise do sistema de trabalho e da degradação ambiental, entendendo a parcela de responsabilidade de cada um para mudança por cenários mais includentes e sustentáveis.

Ao final do curso, o discente deverá ser capaz de:
• Compreender, de forma ampla e integrada, a aplicabilidade da GES nas Organizações, assim como compreender os princípios, diretrizes, ferramentas e tecnologias que compõem a Gestão Estratégica da Sustentabilidade;
• Atuar sob a ótica da gestão responsável de bens e recursos naturais, adequando-se as exigências e propostas do Órgãos reguladores, dos consumidores, e do Mercado Globalizado;
• Promover a sensibilização para a tomada de consciência entre os pares e parceiros, pelo discurso e pelo exemplo, tornando-se multiplicador da GES.

* Importante: O sistema de inscrições só é compatível com o navegador Microsoft Internet Explorer.

Inscreva-se

Tatiana Carvalho de Oliveira

Graduada em Administração de Empresas; Especialista em Gestão de Pessoas; Coordenadora do Núcleo de Estudos em Sustentabilidade Empresarial do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA). Instrutora e Consultora Colaborativa da Escola de Administração Fazendária (ESAF/BA) na área de Inovação e Gestão Pública Sustentável; Instrutora das Voluntárias Sociais da Bahia em Empreendedorismo e Meio Ambiente para Jovens Aprendizes. Secretária Executiva da Comissão Especial de Meio Ambiente do CRA BA; Pesquisadora na Agência de Inovação Social da EAUFBA. Diretora de Relacionamento Institucional do Instituto SIGMAM de Desenvolvimento Sustentável.

Carga horária: O Curso terá 360 horas/aula teóricas e 44 horas para produção do Trabalho de Conclusão de Curso (não presencial), totalizando 404 horas/aula.
Duração: 18 meses
Período e Periodicidade: Mensal
Horário de funcionamento:
Sexta: das 18h às 22h;
Sábado: das 08h às 17h30;
Domingo: das 08h às 12h30.
O calendário está sujeito á mudanças e ajustes a qualquer tempo sendo comunicado antecipadamente ao aluno por site ou e-mail.
Em alguns módulos, as aulas ocorrerão em horários extras, podendo incluir a quinta à noite e sexta tarde e noite.

Investimento: 18 x R$ 380,00 ou 18 x R$ 252,00*
* Desconto para pagamento até dia 05 de cada mês.

Profissionais graduados nas mais diversas áreas de conhecimento, que necessitam adquirir ou aprofundar conhecimentos nas áreas de gestão socioambiental, incorporando uma visão estratégica da sustentabilidade às suas organizações.

Disciplinas

Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável
Aprendizagem Organizacional para a Sustentabilidade (Com Ação Gameficada)
Legislação Ambiental
Responsabilidade Socioambiental nas Organizações
Educação Ambiental Corporativa
Planejamento Estratégico da Sustentabilidade (Com Ação Gameficada)
Ética, Compliance e Governança nas Organizações
Marketing e Comunicação Social
Sustentabilidade Empresarial
Gestão da Inovação para a Sustentabilidade (Com Ação Gameficada)
Gestão Financeira para Sustentabilidade
Gestão de Pessoas para a Sustentabilidade
Gestão Pública Sustentável
Planejamento Urbano para a Sustentabilidade
Gestão do Terceiro Setor e a Economia Solidária
Gestão da Qualidade com enfoque Sustentável
Metodologia do Trabalho Científico
Auditoria e Controladoria para Sustentabilidade

Docentes

Docente Titulação
Amarílio Lopo
Ana Clara Silva
André Fraga
Antonio Araan
Antonio Rocha
Deraldo Moraes
Dilson Rosário
Fátima Belchior
João Evangelista
José da Boa Morte
José Nilo Meira
Márcia Mariz
Martins Mafra
Sandro Pinto
Tatiana Carvalho
Vanea Mércia

* Professores que, porventura, estejam impossibilitados de ministrar a disciplina serão substituídos por outros com a mesma titulação.

2018 © Faculdade Social da Bahia • Todos os direitos reservados