Processos Educacionais Interativos e Culturas Digitais

A especialização Lato Sensu na área de Educação – Processos Educacionais Interativos e Culturas Digitais – se apresenta como iniciativa formativa em forte consonância com o momento sociocultural do tempo presente, marcado expressivamente pela presença e influência das tecnologias de comunicação nos modos de ser, estar, relacionar, comunicar e, especialmente, aprender das sociedades contemporâneas.

Essas tecnologias da comunicação, sobretudo as digitais, estão se constituindo elementos estruturantes da cultura do presente, organizando e definindo as sociedades, cada vez mais, na lógica da conectividade, através de redes online de interação, produção e compartilhamento de saberes. Tempo histórico, esse, definido como Cibercultura.

Essa estruturação social em redes online (Cibercultura), por consequência, evidencia uma “nova dimensão” de sociabilidade em curso (virtual, mas real) que vem alterando as nossas percepções de realidade e de si próprio, forjando nossas identidades nesse tempo presente.

Nesse contexto, faz-se necessário – especialmente por parte dos educadores e todos os demais interessados em processos educativos – compreender bem as epistemologias do presente para poder melhor interagir/educar os sujeitos da contemporaneidade.

Objetivo Geral do Curso:
Capacitar, em nível de especialização Lato Sensu, educadores e interessados em processos educacionais, a compreender o complexo conjunto de fenômenos socioeducativos contemporâneos que caracterizam as culturas digitais conectadas do presente.

Objetivos Específicos do Curso:
• Fundamentar/preparar os participantes para a prática dos processos de planejamento, docência, coordenação e avaliação em contexto de crescentes interações nos espaços de fluxo de comunicação por meios digitais;
• Promover a formação continuada dos participantes, estudando os paradigmas contemporâneos de construção do conhecimento sustentados em processos de comunicação digital, produção e compartilhamento colaborativos, e estimulação cognitiva multimidiática.

* Importante: O sistema de inscrições só é compatível com o navegador Microsoft Internet Explorer.

Bruno Olivatto

Pedagogo;
Pós-Graduado em Gestão Assistida pelas Novas Tecnologias – Universidade de Lugano/Suiça;
Mestrando em Educação / UFBA;
Diretor do Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica / CEAP;
Diretor da Revista de Educação Presente! / CEAP.

Carga horária: O Curso terá 360 horas/aula teóricas e 44 horas para produção do Trabalho de Conclusão de Curso (não presencial), totalizando 404 horas/aula.
Duração: 18 meses
Período e Periodicidade: Quinzenal
Horário de funcionamento:
Sexta: das 8h30 às 22h;
Sábado: das 08h às 18h.
O calendário está sujeito á mudanças e ajustes a qualquer tempo sendo comunicado antecipadamente ao aluno por site ou e-mail.
Em alguns módulos, as aulas ocorrerão em horários extras, podendo incluir a quinta à noite e sexta tarde e noite.

Investimento: 18 x R$ 380,00 ou 18 x R$ 266,00*
* Desconto para pagamento até dia 05 de cada mês.

Profissionais de nível superior das diversas áreas que atuem ou pretendem trabalhar na área da oncologia.

Ciberleitores, ciberescritores e ciberpesquisadores
Redes sociais e educação
Metodologias de pesquisa
Comunicação e culturas digitais
Currículo e contemporaneidade
Linguagem e produção colaborativa em áudio
Neurociência e educação
Games e gameficação dos processos educativos
Metodologias ativas e aprendizagem
Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
Semiótica e educação
Linguagem e produção colaborativa em vídeo
Escola, diversidade e culturas
Educação especial, inclusão e tecnologias assistivas
Avaliação da aprendizagem

Docente Titulação
Aidil Brites
Bruno Olivatto
Bruno Pitanga
Elaine Amazonas
Gerusa Moura
Jaciete Barbosa
Jamile Lima
José Teixeira Neto
Jucineide Carvalho
Marcele Paim
Marlene Oliveira
Silvio Carvalho
Társio Macedo

* Professores que, porventura, estejam impossibilitados de ministrar a disciplina serão substituídos por outros com a mesma titulação.

2018 © Faculdade Social da Bahia • Todos os direitos reservados