Processos Educacionais Interativos e Culturas Digitais

Em consonância com o momento sociocultural do tempo presente, marcado expressivamente pela presença e influência das tecnologias de comunicação nos modos de ser, estar, relacionar, comunicar e, especialmente, aprender das sociedades contemporâneas.

Essas tecnologias da comunicação, sobretudo as digitais, estão se constituindo elementos estruturantes da cultura do presente, organizando e definindo as sociedades, cada vez mais, na lógica da conectividade, através de redes online de interação, produção e compartilhamento de saberes. Tempo histórico, esse, definido como Cibercultura.

Essa estruturação social em redes online (Cibercultura), por consequência, evidencia uma “nova dimensão” de sociabilidade em curso (virtual, mas real) que vem alterando as nossas percepções de realidade e de si próprio, forjando nossas identidades nesse tempo presente.

Nesse contexto, faz-se necessário – especialmente por parte dos educadores e todos os demais interessados em processos educativos – compreender bem as epistemologias do presente para poder melhor interagir/educar os sujeitos da contemporaneidade.

Objetivo Geral do Curso:
Capacitar, em nível de especialização Lato Sensu, educadores e interessados em processos educacionais, a compreender o complexo conjunto de fenômenos socioeducativos contemporâneos que caracterizam as culturas digitais conectadas do presente.

Objetivos Específicos do Curso:
• Fundamentar/preparar os participantes para a prática dos processos de planejamento, docência, coordenação e avaliação em contexto de crescentes interações nos espaços de fluxo de comunicação por meios digitais;
• Promover a formação continuada dos participantes, estudando os paradigmas contemporâneos de construção do conhecimento sustentados em processos de comunicação digital, produção e compartilhamento colaborativos, e estimulação cognitiva multimidiática.

Parceria Pedagógica

Essa pós-graduação foi concebida em parceria com o Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica/CEAP, ONG fundada pelos Jesuítas (Companhia de Jesus no Brasil) e sediada na cidade de Salvador. Há 26 anos o CEAP vem pesquisando, publicando e desenvolvendo ações formativas direcionadas à docência da Educação Básica e do Ensino Superior, em âmbito nacional.

Para saber mais sobre o CEAP, clique aqui.

* Importante: O sistema de inscrições só é compatível com o navegador Microsoft Internet Explorer.

Bruno Olivatto

Doutorado em Educação / UFBA (andamento); Mestre em Educação / UFBA; Pós-Graduação em Educação e Comunicação – Università di Lugano/Suiça; Pedagogo / UFBA; Diretor do Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica/CEAP.

Informações dos Cursos


Carga horária: O Curso terá 360 horas/aula teóricas e 40 horas para produção do Trabalho de Conclusão de Curso, totalizando 400 horas/aula.
Duração: 18 meses
Período e Periodicidade: Quinzenal
Horário de funcionamento:
Sexta: das 18h30 às 22h;
Sábado: das 08h às 17h30.
O calendário está sujeito á mudanças e ajustes a qualquer tempo sendo comunicado antecipadamente ao aluno por site ou e-mail.
Em alguns módulos, as aulas ocorrerão em horários extras, podendo incluir a quinta à noite e sexta tarde e noite.
Investimento: 18 x R$ 390,00 ou 18 x R$ 273,00* (Valor promocional para 2019.1)
* Desconto para pagamento até dia 05 de cada mês.
O curso é dirigido aos profissionais da educação vinculados a qualquer licenciatura; bem como profissionais multiáreas especialistas, mestres ou doutores que já atuam na educação mas desejam qualificar suas práticas de docência do ensino superior; assim como profissionais que intencionam aproximação do campo educacional.

Disciplinas

Ciberleitores, ciberescritores e ciberpesquisadores
Redes sociais e educação
Metodologias de pesquisa
Comunicação e culturas digitais
Currículo e contemporaneidade
Produção radiofônica em educação
Inteligência artificial e educação
Games e gamificação dos processos educativos
Metodologias ativas e aprendizagem
Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
Semiótica e educação
Produção audiovisual em educação
Escola, diversidade e culturas
Educação especial, inclusão e tecnologias assistivas
Avaliação da aprendizagem
Trabalho de conclusão do curso / TCC

Docentes

Docente Titulação
Silvio Carvalho Doutor
Joana Dourado Mestre
Marcele Paim Mestre
Jucineide Carvalho Mestre
Aidil Brites Mestre
Bruno Olivatto Mestre
Társio Macedo Mestre
Marlene Oliveira Doutora
Elaine Amazonas Especialista
Jaciete Barbosa Doutora
Denise Guerra Doutora

* Professores que, porventura, estejam impossibilitados de ministrar a disciplina serão substituídos por outros com a mesma titulação.

2019 © Faculdade Social da Bahia • Todos os direitos reservados