Jornada de Formação Docente 2018.1 apresentou novo método de avaliação da FSBA

Home / Notícias / Jornada de Formação Docente 2018.1 apresentou novo método de avaliação da FSBA

Jornada de Formação Docente 2018.1 apresentou novo método de avaliação da FSBA

Coordenadores, professores, direção. Todos reunidos nesse final de semana para discutir os novos processos de avaliação e proporcionar um momento de troca de ideias relacionadas à manutenção do crescimento profissional e institucional da Faculdade Social da Bahia (FSBA). A Jornada de Formação Docente 2018.1, que teve como tema “Processos de Ensinagem no Ensino Superior”, trouxe novidade no que se refere ao trabalho desenvolvido pelos professores.

O evento foi aberto com uma palestra do Padre Eliomar Gomes, que falou sobre o lado social em ser um pedagogo. Citando Jesus como exemplo, ele trouxe a importância tão preservada pela FSBA, que é enxergar o estudante como “pessoa” e entender que “todos estão aqui para aprender”.

Em seguida, a diretora da Instituição, professora Doutora Rita Margareth Passos, exaltou em seu discurso o valor que cada docente tem para Faculdade: “Vocês são nossas pedras preciosas, confiamos totalmente no trabalho desenvolvido por vocês e fazemos questão de cuidar dos senhores”. A diretora ainda falou sobre a importância em preparar o aluno para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos estudantes de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Outro ponto destacado pela professora Margareth foi a alteração do sistema de avaliação para este ano, e cobrou dos docentes maior empenho no nível de exigência desse processo.

Com a palavra, a professora doutora Maria Ornélia Marques: “Avaliação não é para aprovar ou reprovar aluno, e sim para promover sua melhoria”. Com essas ponderações que a coordenadora pedagógica apresentou os princípios do novo sistema de avaliação da FSBA (será explicado abaixo). Esse momento foi de grande participação dos professores, que deram suas opiniões valiosas para os ajustes na metodologia, principalmente no que se refere a quesitos individuais e particularidades de cada curso.

O encerramento foi coordenado pelas professoras Ioná Barata e Izaura Furtado, do Centro Multidisciplinar de Apoio Pedagógico – CEMAPP. Elas apresentaram técnicas de ensinagem, onde os docentes compartilham troca de conhecimento com os estudantes e os ajudam a desenvolver melhor os trabalhos. Por meio de uma oficina, os professores formaram equipes e apresentaram simulados de metodologias de avaliação.

O encontro conseguiu atingir o objetivo. A jornada pedagógica contou com grande parte da equipe acadêmica para ajudar a desenvolver o que a FSBA mais preza: qualidade do Ensino Superior humanizado. É com isso que o estudante da faculdade pode contar para 2018!

Avaliação da aprendizagem

O novo sistema tem o objetivo de ajudar o estudante a ir bem nas três avaliações, e se dedicar ao curso durante todo o semestre letivo.

A partir de agora, o estudante terá que passar por três avaliações ao longo do semestre, e cada uma delas terão um peso diferente: 1ª com peso 1,0; 2ª com peso 1,5; 3ª com peso 2,5. Com essa proposta a média final passa a ser 6,0 (seis) e não haverá mais prova final. A segunda chamada será realizada para as três avaliações, de acordo com o calendário acadêmico previamente divulgado. Não haverá segunda chamada para os trabalhos em grupo ou individuais.

A média final do estudante, por disciplina, é a soma das notas das três avaliações dividida por cinco (soma dos pesos). Entenda melhor com esse exemplo hipotético:

O estudante teve nota 6,0 na primeira avaliação – 6,0 x peso 1 = 6,0

5,0 na segunda avaliação – 5,0 x peso 1,5 = 7,5