Mostra Cultural marca abertura da Semana de Psicologia

Home / Notícias / Mostra Cultural marca abertura da Semana de Psicologia

Mostra Cultural marca abertura da Semana de Psicologia

O evento organizado pelos discentes da Faculdade Social da Bahia (FSBA) começou com tudo em 2018. Foram semanas de organização, envolvimento e discussões, até chegar aos temas propostos, a participação de grandes nomes da Psicologia como palestrantes, e uma fina programação em diversos ambientes da instituição.

Nessa segunda-feira (14), os cerca de 30 estudantes da FSBA engajados na “Semana de Psicologia” trouxeram para o Teatro ISBA uma turma bem animada dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). Eles chegaram em vans, com as mãos cheias de instrumentos reciclados, e os corações felizes por se apresentarem em um local acostumado a receber grandes espetáculos. Ao todo, foram 25 CAPs de diferentes bairros de Salvador, além de grupos das cidades de Santo Amaro e Camaçari.

As pessoas com transtornos mentais atendidas nesses Centros fizeram uma linda e animada apresentação musical, ao ritmo do samba, do axé, do forró e do pagode. Elas colocaram todo mundo pra dançar, inclusive os próprios participantes. Mas, o momento não foi só de descontração. Durante a Mostra Cultural também foram exibidos vídeos com depoimentos emocionantes sobre preconceito e discriminação que elas sofrem no dia-a-dia. São pessoas com depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, e tantos outros que, às vezes, nem elas sabem como tratar.

O objetivo da Semana de Psicologia é justamente esse. Criar oportunidade não só para estudantes da área, como também o público em geral, de saber qual o papel da psicologia nas doenças psíquicas da atualidade. Neste mesmo enredo o projeto deu continuidade à noite, com apresentações culturais que faziam reflexões sobre o tema “Adoecimento psíquico na contemporaneidade”.

O evento, que teve a abertura do estudante do 5º semestre de Psicologia, Daniel Santos, contou com a presença de vários professores renomados da instituição, como Izaura Furtado, José Menezes e Luiz Lopes. Através de apresentações de stand up, dança e música, estudantes de Psicologia apresentaram a temática, a cultura transformada em informação.

Postagens recentes