Programa de Formação Continuada 2019.1

Coordenação Acadêmica

“A análise e intervenção numa instituição de ensino superior que assume o compromisso de construir um projeto pedagógico institucional norteado por uma política curricular crítico-emancipatória exigem, dos sujeitos envolvidos e das lideranças que coordenam o processo, a compreensão do contexto global e local e a interlocução com estudiosos na área de políticas curriculares da educação superior.” (PIRES, 2005)

Período: de 04 a 08 de fevereiro de 2019
Local: Prédio Central – Sala Maria Alice

Palestra: A relação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC).
Data: 04/02/2019, das 18h30 às 21h30
Objetivo: Compreender a relação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, Projeto Pedagógico Institucional – PPI e Projeto Pedagógico de Curso – PPC como instrumento de planejamento e de gestão das políticas no âmbito da graduação e da pós-graduação.
Palestrante: Dra. Marion Creutzberg – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Público-alvo: Docentes, Gestores e D.A.

Conferência: Referenciais de qualidade para um Centro Universitário: um estudo de caso.
Data: Dia 05/02/2019, das 18h30 às 21h30
Objetivo: Analisar evidências para a gestão de um Centro Universitário em uma perspectiva crítico emancipatória.
Palestrante: Profª Drª Clarice Pires
Público-alvo: Docentes, Gestores e D.A.

Práticas Exitosas: relato de experiências docentes.
Data: 06/02/2019, das 08h30 às 12h30 ou das 18h30 às 21h30
Objetivo: Socializar práticas bem sucedidas no cotidiano acadêmico, tendo em vista a troca de experiências entre docentes.
Formadores: Docentes dos cursos de graduação.
Público-alvo: Docentes da graduação.

Avaliação Institucional como instrumento de gestão e de ação acadêmico-administrativo.
Data: Dia 07/02/2019, das 08h30 às 12h30 ou das 18h30 às 21h30
Objetivo: Compreender os resultados da avaliação institucional como instrumento de gestão e ação acadêmico-administrativa.
Formadora: Professora Daniela Adami
Público-alvo: Docentes da graduação.

A Dimensão Formativa da Avaliação no Processo de Ensinar e Aprender do Ensino Superior.
Data: 08/02/2019, das 08h30 às 12h30 ou das 18h30 às 21h30.
Objetivo: Analisar o processo de uma avaliação formativa a partir da resolução de casos que envolvem o currículo e a ação pedagógica.
Palestrantes: Professoras Clarice Pires e Ioná Barata.
Público-alvo: Docentes da graduação.

Organização: Coordenação Acadêmica (Professora Doutora Clarice Pires) e Centro multidisciplinar de Apoio Pedagógico e Psicossocial – CEMAPP (Professora Mestre Ioná Barata e Professora Mestre Izaura Furtado).
Contato: formacaocontinuada@faculdadesocial.edu.br
Inscrições Exclusivas para professores e convidados: Formulário