Segundo dia da Semana de Psicologia contou com atividades paralelas lotadas

Home / Notícias / Segundo dia da Semana de Psicologia contou com atividades paralelas lotadas

Segundo dia da Semana de Psicologia contou com atividades paralelas lotadas

O evento organizado e coordenado pelos estudantes da Faculdade Social da Bahia (FSBA) foi um grande sucesso também no seu segundo dia (15/05). Com temas diversos e palestrantes renomados, as salas onde foram realizadas as atividades ficaram lotadas durante todo o dia e a noite.

A Semana de Psicologia contou com diversas atividades paralelas. Pela manhã, teve uma “experiência de estágio”. Com o tema “(En) Velho Ser”, as pessoas puderam participar de uma dinâmica muito interessante com os facilitadores Ulysses Tourinho, Juliana Vieira e Crisleide Oliveira.

No período da tarde foram duas apresentações no mesmo horário, mas em espaços diferentes. Na sala 03, do Prédio Central, o psicólogo Thiago Silva falou sobre a “Lógica consumista e seus reflexos para a construção da subjetividade”. Citando as propagandas como elemento definidor do poder de consumo, e de como a falta de relações afetivas hoje em dia tem facilitado esse tipo de comportamento, Thiago esclareceu como funciona a psicologia nesse processo capitalista.

Já na sala Maria Alice, a professora Izaura Furtado fez um cine debate com os participantes. Após exibir o filme brasileiro “Tudo o que aprendemos juntos”, com o ator Lázaro Ramos, eles debateram sobre a psicologia nas relações étnico-raciais. A obra baseada em uma história real sobre a formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, em São Paulo, ajuda a pensar no racismo cultural e nas vulnerabilidades do negro na sociedade brasileira.

À noite, Izaura ainda comandou o projeto “Queremos saber: subjetividade de gênero”, na sala 17, do Prédio de Saúde. O evento reuniu mais de 80 pessoas e trouxe à tona um debate muito atual sobre como saber lidar com os diferentes tipos de gêneros, como o transexual, por exemplo.

No mesmo horário da noite, a Sala Maria Alice, no Prédio Central, também ficou lotada de interessados em participar do Fórum “Psicodinâmica do Trabalho”. Promovido pelos estudantes do 7º semestre de Psicologia, o evento teve uma abertura bem dinâmica, com uma apresentação teatral dos próprios alunos, onde foi discutida a temática da precarização do trabalho, e de como as pessoas são reféns desse sistema, acarretando doenças não só psíquicas, mas também físicas, levando inclusive a morte súbita de profissionais sobrecarregados. Após a encenação, foi a vez do ex-estudante e ex-professor da FSBA, Basilon Carvalho, palestrar sobre sua experiência de vida dentro e fora da Instituição. “Eu tiro agora o meu sapato em forma de respeito a esse solo sagrado. Graças a FSBA e a Irmã Maria Alice eu sou o profissional renomado de hoje, e eu tenho muito orgulho e gratidão por isso”, Basilon finalizou emocionado.

Postagens recentes